X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
20/08/2013
PAA: estratégia de incentivo à produção de alimentos e no combate à fome
Uma nova oportunidade se abre aos pequenos produtores rurais e famílias em insegurança alimentar de Alegrete. Na última quinta-feira (15), assentados da reforma agrária, agricultores familiares, setor educacional e de serviço social, movimento comunitário e assistência técnica rural participaram no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek da apresentação em Alegrete do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal na modalidade doação simultânea de alimentos.

O PAA é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (COPTEC) e a Cooperativa dos Trabalhadores Rurais da Região de Porto Alegrete (COOTAP), responsáveis pela organização dos produtores, assessoramento técnico e logístico na aquisição e distribuição dos alimentos, fez a explanação sobre o funcionamento do programa que propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades sociais, cozinhas comunitárias e famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, esses alimentos também contribuem para a formação de cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos.

Neste contexto, a Administração Municipal tem a função de mobilizar e cadastrar as famílias que receberão os produtos adquiridos pelo PAA, bem como prestar apoio técnico aos produtores. O secretário Otacílio Motta compreende este como um avanço no fomento à produção: “a garantia de comercialização do produto dá força para o investimento por parte do pequeno agricultor”. O prefeito Erasmo Silva reforça: “o trabalho terá o apoio e a dedicação da Prefeitura para seu desenvolvimento”.

Presente ao seminário, a vice-prefeita Preta Mulazzani convocou setores da administração e entidades para uma reunião na tarde desta segunda-feira (19) no Centro Administrativo Municipal para articular a execução das ações. União das Associações de Bairro (UABA), Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos de Alegrete (Cocarsal) e Associação Tabatinga do Passo Novo farão o levantamento das famílias que podem ser beneficiadas pelos alimentos do PAA, com assessoria das Secretarias de Assistência Social e de Agricultura e Pecuária. Na próxima segunda-feira (26) as entidades apresentam o resultado do levantamento. “Estamos empolgados com as possibilidades abertas com o programa. O município tem muito a ganhar tanto na valorização do trabalho do homem do campo quanto por levar os alimentos a quem mais precisa”, comenta Preta.

FOTO: Vanessa Barcelos
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19