X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
15/08/2013
Reunião formaliza grupo de trabalho do hospital regional
Representantes de diversos municípios da fronteira oeste estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (14) com o Secretário de Estado de Saúde, Ciro Simoni, para a indicação do grupo que fará o estudo técnico sobre um hospital de média e alta complexidade na região. O prefeito de Alegrete e presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste, Erasmo Guterres Silva, e a vice-prefeita Preta Mulazzani, que também coordena o Comitê Pró Hospital Regional, participaram do encontro junto com o presidente do Fórum dos Coredes-RS e do Corede-FO, Hugo Chimenes, presidente da União dos Legislativos da Fronteira Oeste, Celeni Viana, secretária de saúde de Alegrete, Maria do Horto Salbego, vereadores e demais membros do comitê.

O grupo terá sete componentes: o presidente da Câmara de Vereadores de Santana do livramento, Dagberto dos Reis; o secretário de Saúde de São Borja, Moacir Auzani; Sérgio Soares, pelo movimento social; Luiz Alberto Marchezan, representando os trabalhadores da saúde; o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual de Saúde, Marcos Antônio Lobato; um representante da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde e um do Ministério da Saúde, a serem definidos até a primeira reunião de trabalho, marcada para o dia 13 de setembro. Sua atribuição será de levantar dados para definir as condições, características e a viabilidade da futura instituição.

Preta Mulazzani entende este como um avanço na articulação regional, por passar a trabalhar seus pleitos de forma integrada. “Temos orgulho de identificar que o início dessa mudança se deu pelo trabalho da comissão de Alegrete. Juntos, estamos respondendo à reivindicação de mais de 50 mil pessoas que votaram no hospital como prioridade para a região”.

Os quatro representantes indicados pela região tiveram seus nomes aprovados em plenária do Comitê Pró Hospital Regional, no dia 12 de julho, com a presença de todos os municípios da fronteira. Na presente agenda em Porto Alegrete, seis deles estiveram representados. Erasmo Silva visualiza esse como um passo significativo: “o Governo do Estado está cada vez mais convencido da mobilização dos municípios. E com o grupo a demanda toma ainda mais consistência”.

FOTOS: Taiane Fagundes
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias