X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
15/08/2013
Alegrete terá novo CRAS
A eficiência na gestão garantiu à Alegrete um novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) confirmou na última semana o aporte de 250 mil reais para a implantação do serviço.

A conquista deve-se ao atendimento de critérios específicos. Em 2013 o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome selecionou municípios de todo Brasil para a partilha de recursos financeiros para a expansão da rede socioassistencial. Entre as exigências está a gradação do Índice de Desenvolvimento do CRAS (IDCRAS), que leva em conta as atividades realizadas, horário de funcionamento, recursos humanos e estrutura física dos centros de referência. O IDCRAS de Alegrete pulou de 07 em 2011 para uma nota 09 em 2012.

“Essa conquista não vêm de graça. Corresponde a uma mudança gradativa, mas radical, nas políticas sociais, agora alinhada à proposta vitoriosa no plano federal e que garantiu o desenvolvimento do país nos últimos dez anos”, afirma a vice-prefeita Preta Mulazzani.

Alegrete possui atualmente dois CRAS em funcionamento: um na zona leste e outro na zona sul. Ambos trabalham com grupos de idosos, Projovem Adolescente, grupos de fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais através do PAIF (Programa de Proteção e Atenção Integral às Famílias), diagnóstico social, equipes volantes em localidades de difícil acesso, cadastro no CadÚnico, encaminhamento para benefício social, dentre outros. “Estamos em plena expansão dos serviços. Temos a cozinha comunitária sendo finalizada, a qualificação dos programas nos CRAS, o que cria novas obrigações à gestão da pasta”, analisa o secretário de Assistência Social, José Eduardo Aguiar.

Sobre a localização do novo centro, o prefeito Erasmo Guterres Silva adianta que a decisão segue a orientação da recente conferência municipal em relação à demanda da zona norte da cidade. “A nova estrutura será erguida junto ao novo Proinfancia no Bairro Canudos, formando um complexo para a qualificação das políticas públicas da região”, confirma.

FOTOS: Paulo André Dutra
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19