X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
13/03/2013
PRONATEC 2013 Programa teve excelente procura e assegurou 256 vagas em Alegrete
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec - tem a finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira destinado à população urbana e rural com idade entre 16 e 59 anos, escolaridade a partir da 5ª série de acordo com a grade curricular de cada curso.



Pronatec Brasil Sem Miséria

É uma formação profissional voltada para inscritos no Cadúnico- Cadastro Único para Programas Sociais- com o objetivo de ampliar as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de formação inicial continuada. Os cursos em Alegrete acontecem no Senai, Senac e Instituto Federal Farroupilha.



Através da Secretaria de Assistência Social do Município, foram mobilizadas 336 pessoas nos meses de janeiro, que fizeram pré-inscrições para os diversos cursos pactuados para 2013. Foram disponibilizadas 265 vagas para os seguintes cursos: Auxiliar de Crédito e Cobrança; Auxiliar Administrativo; Cuidador de Idoso; Operador de Caixa; Encanador Instalador Predial; Operador de Computador; e Pintor de Imóveis.



Das 336 pessoas inscritas, 250 são mulheres o que confirma os índices do IBGE que apontam 37, 40 % de famílias chefiadas por mulheres, no ano de 2011 crescendo mais de quatro vezes em 10 anos. O Programa Nacional de Amostragem por Domicílios – Pnad aponta dados que revelam mulheres à frente de aproximadamente 22 milhões de domicílios no Brasil. Já o Rio Grande do Sul está entre os estados onde esses índices mais crescem, chegando a 3,3 %.



“O aumento consistente da presença da mulher no mercado de trabalho redesenha o perfil profissional da mulher contemporânea que hoje disputa cargos anteriormente ocupados somente por homens nas mais diversas áreas profissionais”, avalia o prefeito Erasmo Silva.
Últimas notícias Ver todas notícias