X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
27/02/2013
De volta às aulas
O ano letivo nas 34 escolas da rede municipal de ensino de Alegrete teve início nesta quarta-feira (27) para mais de 5600 alunos e 669 professores. Serão mais de 200 dias letivos, com no mínimo 800 horas aulas, com encerramento previsto para 13 de dezembro e recesso entre 13 e 28 de julho.

Para iniciar o ano, foram distribuídas 10 toneladas de livros didáticos do 1º ao 5º ano, além de materiais específicos para o ensino na zona rural que serão entregues nas próximas semanas. Na manhã desta terça-feira as escolas receberam kits com material de limpeza e, no caso das escolas de educação infantil, também material de higiene pessoal.

Equipes gestoras - a última semana ficou marcada pela primeira das formações das equipes gestoras. O encontro “Lições de uma escola gestora”, que neste ano teve o tema “Escola Popular e Democrática”, culminou na noite da última sexta-feira (22) com a cerimônia que deu posse às diretorias escolhidas pelas comunidades escolares. “Fazer democracia na escola não trata apenas de escolher diretores, mas que tenha a serventia de descortinar a escola, para o cumprimento de sua função social”, afirma o secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó.

Abertura do ano letivo - o ato que deu o pontapé inicial no ano letivo aconteceu na noite desta segunda-feira (25), no auditório do Centro Cultural Adão Ortiz Houayek. “Posso dizer que nestes quatro anos conheci cada um dos rostos que estão aqui e espero que juntos façamos destes próximos quatro anos os melhores da história da nossa educação”, incentivou o prefeito Erasmo Guterres Silva. A comunhão de esforços também fez parte da manifestação da vice-prefeita Preta Mulazzani: “não é pouco o que vocês enfrentam no cotidiano e só de braços dados poderemos alcançar os objetivos”.

Educação rural – as aulas no campo também iniciaram nesta quarta-feira (27). Na última semana foram vistoriados no Parque de Máquinas da Prefeitura os 48 veículos (peruas, microônibus e ônibus) das empresas que prestarão o transporte escolar nas 49 linhas (42 delas licitadas e sete executadas com veículos próprios da SEC) para as escolas municipais e estaduais no interior do município. Só para os nove polos educacionais serão conduzidos cerca de 990 alunos por 8.132 quilômetros diários em média.

Formações e eventos - estão previstas cerca 30 formações no período, por áreas ou específicas para gestores e colegiados, além de oito grandes eventos organizados pela Secretaria de Educação e Cultura: Conferência Municipal de Educação, Semana Freireana, Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura, Feira do Livro, Semana da Consciência Negra, Mostra de Iniciação Científica, Prêmio Educador Paulo Freire e Seminário Online de Ensino Profissionalizante.

Trânsito – o setor de sinalização da Secretaria de Infraestrutura está trabalhando na revitalização das faixas de segurança e sinalização horizontal localizadas nas proximidades das escolas das redes municipais e estaduais. Até a manhã do dia 27, 70% do serviço já estava concluído.
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias