X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
06/02/2013
Região debate produção irrigada e usos múltiplos da água
Os municípios que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí participaram nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro no Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana do Seminário Pampa Irrigado, no qual foi apresentando o PIUMA - Plano Diretor de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, com palestra do diretor do departamento de Irrigação da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Renato Paim.

O PIUMA é viabilizado pelo Ministério da Integração Nacional por meio de um acordo de cooperação técnica com o Governo Estadual. A proposta do plano é apoiar o Estado com um instrumento de análise e gestão estratégica em agricultura irrigada. Além disso, contribuir para o desenvolvimento de um processo permanente de negociação entre as organizações públicas e as privadas dos irrigantes, com ênfase nos comitês de bacia.

No encontro do dia 31 de janeiro, foram apresentadas pelos presentes as dificuldades que cada munícipio enfrenta com a falta de água. Alguns tópicos apresentados referem-se à dificuldade no licenciamento, a morosidade da outorga, a falta de técnicos especializados em irrigação, o custo alto de aquisição para o pequeno produtor, a má qualidade da energia elétrica, dentre outros. Na parte da tarde foi realizada uma visita à propriedade de Luiz Alberto Barbará Gonzales, com a demonstração do sistema de irrigação, onde o proprietário explanou sobre a importância do investimento e o salto qualitativo na produção. O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, mostrou-se surpreso com a realidade do uso múltiplo da água na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Foram apresentados pelos presidentes dos comitês das bacias dos rios Quaraí, Santa Maria, Ibicuí, Uruguai e Butuí/Camaquã os planos diretores e em seguida o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, fez conferência discutindo a importância do comitê das bacias e a destinação do montante arrecadado pelo uso da água, quando alertou para a importância de manter a coesão do comitê, com seus membros e usuários, “uma vez que 100% do dinheiro arrecadado voltará para a bacia em forma de investimentos”, assegurou. Guillo aproveitou para incentivar o setor agropecuário a participar do comitê de bacias, setor que utiliza 70 % dos recursos hídricos.

O prefeito Erasmo Guterres Silva e o diretor-geral da Secretaria da Agricultura e Pecuária de Alegrete, Daniel Gindri, aproveitaram a oportunidade para entregar ao Secretário Nacional de Irrigação, Guilherme Orair, o estudo que aponta a necessidade de água para dessedentação humana em comunidades rurais no município e projetos de construção de poços artesianos. “Avançamos muito nos últimos anos com a captação de recursos e destravamento de projetos, mas ainda temos muito a fazer. Dezenas de comunidades ainda são atendidas pela Defesa Civil e temos o compromisso de mudar essa realidade”, alertou Erasmo.

Ao final do evento o prefeito de Alegrete assinou manifesto de apoio à formação do Comitê de Bacia do Rio Uruguai. Se efetivamente criado, será integrado pelos 11 comitês do Rio Grande do Sul, incluindo o Comitê do Rio Ibicuí, além de quatro de Santa Catarina.

FOTOS: Fernando Goulart/CMVA
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias