X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
29/04/2013
Alegrete como modelo na captação de recursos
A convite da Caixa Econômica Federal, gestores municipais da região nas áreas de planejamento e convênios participaram nesta quinta-feira (25) na sede da Gerência de Desenvolvimento Urbano (GIDUR) em Santa Maria de um seminário para captação de recursos e gestão de contratos.

“Vivemos em uma era em que existem recursos, mas falta conhecimento para acessá-los”, resumiu o superintendente regional da instituição, Antônio Carlos Barasuól, na abertura do que chamou de ‘tarde de disseminação de conhecimento’. O diretor da Secretaria de Planejamento, Coordenação e Controle, Nelcy Almeida, e o gestor municipal de convênios (GMC), Carlos Alexandre da Conceição, participaram do encontro.

O desempenho de Alegrete é considerado pela GIDUR uma das mais exitosas da região na captação de recursos federais, o que motivou convite para que o prefeito Erasmo Guterres Silva explanasse sobre elaboração de projetos durante o seminário. “Problemas complexos exigem soluções complexas, que precisam de capacidade técnica”, garantiu à plateia formada em sua grande maioria por administradores municipais recém-empossados. “O prefeito que não tiver coragem não consegue resolver. E se não buscar resolver os problemas da sua cidade, não deve estar no lugar que ocupa”.

RECURSOS – Alegrete tem hoje contratados através de convênios com a Caixa Federal um total de 40 milhões de reais em obras de infraestrutura, habitação, programas sociais, dentre outros. Porém, estes números não incluem convênios já concluídos, os ainda não contratados ou mesmo recursos garantidos, porém sem participação direta do município.

Incluindo-se na conta valores relativos aos três ProInfância (dois em obras mais um confirmado, somando 4 milhões), Minha Casa, Minha Vida (6 milhões para os reassentados da Revitalização do Regalado e 22 milhões no bairro Airton Senna 2), projetos em fase de elaboração de projeto executivo para assinatura de contrato (como os 17 milhões do PAC Transporte), obras de saneamento garantidas através da Corsan (22 milhões) e ainda o recurso confirmado para a revitalização do Aeroporto Gaudêncio Ramos (próximo aos 10 milhões de reais), Alegrete aproxima-se dos 120 milhões em recursos a serem investidos diretamente na qualificação da infraestrutura do município.

“Esta situação não foi construída por acaso. Nós tivemos a parceria da Caixa e mais a articulação política. Fomos atrás e buscamos cada um desses projetos que tem o potencial de mudar a cara da cidade”, afirma Erasmo. “Evidentemente nem tudo ainda é visível para o conjunto da sociedade, pois a obra em si é uma parte de um processo longo e técnico. Mas a comunidade verá cada uma dessas melhorias se concretizando no médio e longo prazos”, garante a vice-prefeita Preta Mulazzani.

FOTO: Paulo André Dutra
Últimas notícias Ver todas notícias