X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
23/04/2013
Programação 2013 no Museu Oswaldo Aranha
Uma das mais tradicionais casas de memória da nossa região, o Museu Oswaldo Aranha, definiu sua programação para o ano de 2013. O MOA é vinculado à Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Município e atualmente é dirigido pelo professor Anderson Pereira Corrêa.

Paralelamente ao funcionamento diário da Casa - aberta de terças a sextas-feiras das 9h às 16h (com expediente interno às segundas-feiras)– estão programadas diversas atividades para o decorrer deste ano. A primeira delas ocorreu na sexta-feira (19), com a palestra do professor Luis Felipe Schervenski, que abordou a influência do embaixador Oswaldo Aranha no cenário internacional.

Para maio estão previstos o lançamento do livro “Fronteira, violência e criminalidade na região platina: o caso do município de Alegrete”, de Edson Paniágua (03); a palestra “O intendente Oswaldo Aranha e a questão social”, a cargo do professor Anderson Correa (17); e uma mesa redonda no dia 18 com o tema “O Aranha que conheci”, cuja atividade integrará a Primavera dos Museus.

Outras palestras acontecerão no desenrolar de 2013, como “Organização e preservação de acervos documentais”, com o diretor do Arquivo Histórico do Município, Márcio Sônego; “Cultura Material”, a cargo de Taís Vargas Lima; “Jean Jacques Rosseau”, com Osmar Ferreira de Souza; “Reforma do Pensamento e Reforma do Ensino: um tecer de inter-relações à luz das ideias de Edgar Morin”, a cargo de Daniela Costa; e “Michel Foucault”, sob responsabilidade de Virgílio Guerra Neto.

Também estão previstos os lançamentos da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete e do livro “A dissidência Republicana na Revolução Federalista. A correspondência de Demétrio Ribeiro”, organizada por Fausto José Leitão Domingues, Paulo Estivalet Flores Pinto e Plínio Etchepare Guerra.

“A programação poderá sofrer alterações, ao longo do ano, assim como deverão ser incluídas novas atividades, mas estaremos divulgando com antecedência nos jornais e rádios da comunidade”, alerta o diretor Anderson Correa. Para o diretor de Cultura do Município, Henrique Bragamonte, a programação do Museu Oswaldo Aranha vem ao encontro da política de gestão museológica que a Casa estabeleceu, qual seja, “democrática e de interesse público”.

- Os museus têm uma dimensão política que extrapola e orienta as funções de preservação, investigação e comunicação, pois deve se comprometer com o desenvolvimento da cidadania e de valores de humanidade - pondera Bragamonte.

Visitas Monitoradas - o diretor do MOA, Anderson Correa, divulga que a Casa oferece visitas monitoradas, com agendamento prévio. Acontecem sempre às quartas-feiras – das 9h às 10h e das 10h30min às 11h30minh. À tarde, as visitações são das 14h30min às 15h30minh. As visitas são programadas para alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. “As visitações continuam livres para a comunidade e escolas, porém as monitoradas são para as turmas a partir do 8º ano do Fundamental”, esclarece o diretor. Para agendamento, contato no número (55) 3961 1132.

FOTOS: Edegar Lopes
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias