X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
11/04/2013
Vacinação contra gripe inicia em 15 de abril
As datas para as três campanhas de vacinação previstas para o ano de 2013 estão confirmadas pela Secretaria de Saúde, em conformidade com o calendário nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde. Neste dia 15 de abril tem início a primeira delas, contra a Influenza (gripe).

Antecipada em três semanas por solicitação do Governo do Estado em razão do aumento do número de casos em 2012, a vacinação da gripe acontecerá até 26 de abril. A aplicação da vacina acontecerá nas salas específicas das unidades básicas de saúde e, no dia de mobilização nacional, em 20 de abril, 22 pontos da zona urbana estarão ativos. Dentre estão as UBS, PAM Central, Centro Odontológico do bairro Boa Vista, Hospital Militar, Pronto Socorro Municipal, Associação de Moradores do Bairro José de Abreu, calçadão e escolas José Bonifácio, Ibirapuitã, Lions Clube, Freitas Valle e Euclides Lisboa. Solicita-se a apresentação de documentos de identidade, carteira de vacinação ou de gestante e receita médica, no caso de doentes crônicos.

Para esta campanha ficaram definidos como grupos prioritários crianças entre seis meses e dois anos de idade, gestantes independente da idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e trabalhadores em saúde. Alegrete terá 10 mil doses disponíveis. “Quanto mais cedo a população buscar os postos, maior será seu grau de imunização no período crítico do inverno, onde os casos de influenza ocorrem com mais frequencia”, sustenta a secretária de Saúde, Maria do Horto Salbego.

Demais campanhas - em 8 de junho inicia a campanha de vacinação contra a poliomelite, mesma data da mobilização nacional. A aplicação das doses se estende até o dia 21 de junho.

No mês de agosto acontece a multivacinação, com início no dia 24, mesma data da mobilização nacional, e sem definição de prazo para a conclusão. A novidade para este ano será a introdução da vacina tetraviral, que adiciona à tríplice viral (oferecida pelo SUS desde 1992 contra caxumba, rubéola e sarampo,) a imunização contra a catapora. “A antecipação da vacina da gripe e a inclusão da tetraviral qualificam em muito a cobertura, com objetivo claro de evitar situações como a do ano passado. A população deve ficar tranquila e buscar as unidades no período definido”, alerta a vice-prefeita Preta Mulazzani
Últimas notícias Ver todas notícias