X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
16/01/2013
Alegrete terá prédios tombados pelo Estado
Na última sexta-feira (11) o Prefeito Erasmo Silva recebeu o trabalho de levantamento arquitetônico, com as devidas plantas, de cinco prédios históricos já tombados pelo município de Alegrete através do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Alegrete (COMPAHCA).

Os prédios que foram alvos deste levantamento são os seguintes: palacete da Família Dornelles, o prédio de Francisco Carlos de Sá Dornelles (atualmente da CORSAN), o prédio da Barboza Imóveis, a casa do Marechal Bento Manoel Ribeiro (de 1820, o prédio mais antigo da cidade) e o prédio do Museu Oswaldo Aranha, todos localizados na Praça Presidente Getúlio Vargas no Centro Histórico de Alegrete. Este trabalho servirá para encaminhamento ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE) para tombamento a nível estadual, já que a nível municipal estes prédios já são tombados. Estes tombamentos são um reconhecimento do Estado a prédios com relevante valor arquitetônico e histórico de nosso município. Para o prefeito Erasmo Silva o tombamento a nível estadual é um “reconhecimento estadual à arquitetura presente em nossa cidade”.

Este trabalho foi realizado pela arquiteta Berenice Pinto da Costa, especialista em conservação e restauro de monumentos e conjuntos históricos em convênio com a UNIPAMPA, através dos estagiários Ricardo Eguilhor e Eduardo Meireles do curso de engenharia desta Universidade.

Cabe lembrar que nosso município já possui um prédio tombado pelo IPHAE, que é o do museu de arte e arqueologia José Pinto Bica de Medeiros.


Foto: Ricardo Madeira
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19