X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
03/01/2013
Erasmo e Preta assumem para mais quatro anos
Erasmo Guterres Silva e Maria de Fátima Castro Mulazzani tomaram posse na tarde desta terça-feira (1) para mais um mandato como prefeito e vice de Alegrete. Reeleitos em 7 de outubro com 23.075 votos (52,59%) em uma coligação de sete partidos (PMDB/PT/PTB/PDT/PCdoB/PSB/PV), a recondução do médico-cirurgião e a da fisioterapeuta aconteceu com plenário lotado na Câmara Municipal de Vereadores.

“Há quatro anos dizíamos que eram as nossas diferenças que nos completavam. Hoje me atrevo a afirmar que o que mais aproxima os partidos que emprestaram apoio e deram sustentação ao nosso governo são justamente as semelhanças. Os sonhos que aprendemos a sonhar juntos”, disse Erasmo. Em sua visão, a reeleição reflete o trabalho realizado: “creio que a nossa permanência está lastreada naquilo que sonhamos, no projeto que oferecemos ao povo e naquilo que conseguimos realizar nesta caminhada de quatro anos. Sinto-me de alma lavada, pois colocamos à prova o nosso projeto e ele foi aprovado. Em 2009 era apenas um sonho e uma aposta. Agora somos sonho e realidade”.

Erasmo reforçou o respeito entre os poderes: “o projeto que construímos é, em primeiro lugar, democrático. Fizemos quatro anos de mandato respeitando a Câmara Municipal, o Ministério Público, a Imprensa, o Poder Judiciário, porque acreditamos que o mandamento constitucional não pode deixar de ser respeitado”. A participação popular também teve prioridade, como na elaboração do contrato com a Corsan, audiências, seminários e conselhos, os programas de habitação: “quero reafirmar o nosso conceito de que governar é compartilhar com o povo. Governar consultando, dialogando. Às vezes, demoram mais, mas seguramente são mais eficientes, mais duradouras as soluções encontradas pela participação e pelo diálogo social”.

Relacionou os avanços na saúde, os números da educação, o crescimento dos eventos, os programas desenvolvidos pela agricultura, a relação direta com comerciantes e empresários, o diálogo com os servidores e os investimentos na área da segurança como pontos exitosos da sua gestão. Citou a vice-prefeita Preta Mulazzani como parceira nesta empreitada: “somos gratos pela confiança. Temos mais quatro anos pela frente e, com certeza, será apenas mais uma etapa deste caminho que estamos trilhando juntos. A história se constrói passo a passo, ano a ano, gestão após gestão. Vamos, portanto, seguir em frente”, conclui.

Legislativo - a posse dos 15 novos vereadores precedeu a recondução do Executivo, bem como a eleição da nova mesa diretora. O vereador Leonardo Gonçalves (PMDB) foi eleito com o voto de nove de seus pares para conduzir os trabalhos da Casa Legislativa em 2013, tendo Cleni Paz (PP) como 1ª vice-presidente e 2º vice-presidente Márcio Amaral (PMDB). A 1ª secretária será a vereadora Judete Ferrari (PT) e 2º secretário o vereador Roger Severo (PP). Também tomaram posse os vereadores José Paulo Alvarenga (PT), Carlos Aguiar (PMDB), Adão Faraco (PMDB), Miriam Suhre (PP), Jorge Luiz Xavier (PDT), Rudi Pinto (PDT), Jefferson Brünning (PDT), Carlos Alberto Agostini Duarte (PDT), Celeni Viana (PSDB) e Iva Aquino (PSDB).

O novo presidente fez questão de lembrar o pai, o ex-prefeito Nilo Soares Gonçalves: “quis o destino que nesse 1º de janeiro, exatamente 20 anos após a sua posse como prefeito, eu fosse eleito para a presidência desta Casa”, lembrou Leonardo.

A vereadora Miriam Suhre (PP), ao entregar o cargo de presidente do Legislativo, fez a devolução simbólica de R$ 884 mil reais da Câmara de Vereadores ao Executivo. Destes, R$ 500 mil já haviam voltado ao caixa único do município em outubro.

FOTOS: Vanessa Barcellos
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias