X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
11/10/2012
Qualificação continuada para agroindústrias
A adesão de Alegrete ao SISBI/SUASA (Sistema Brasileiro de Inspeção/Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Animal) no final de 2011 exige a capacitação ininterrupta tanto do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) quanto de técnicos, funcionários e dos próprios empreendedores das agroindústrias. Assim, nos dias 3 e 4 de outubro, a Associação Alegretense de Agroindústrias (Alegro) e Secretaria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Alegrete realizaram a 1ª Jornada de Capacitação de Profissionais das Agroindústrias.

A presidente da Alegro, Taís Lopa, confirma que outras jornadas ocorrerão, devido ao aprimoramento da fiscalização e as exigências do próprio consumidor: “a cidade tem tradição da produção de produtos caseiros, mas é necessário bom senso tanto das empresas quanto da fiscalização”. A vice-prefeita Preta Mulazzani concorda: “sabíamos que as mudanças representariam uma nova mentalidade, modificando hábitos tradicionais, por isso ao invés de criarmos uma política policialesca, investimos na conscientização e qualificação das empresas”.

A 1ª Jornada teve apoio do Senar, Sindicato Rural, Centro Empresarial e Conselho Regional de Medicina Veterinária e contou com palestras com o médico veterinário instrutor do Senar, Dioni Quadros, sobre noções de procedimentos padrões na elaboração de produtos de origem animal e vegetal e boas práticas de fabricação; com o chefe da fiscalização do CRMV/RS, Dr. José Pedro Martins, sobre as atribuições do responsável técnico na agroindústria; adequação ambiental e alternativas para tratamento de efluentes, com a engenheira ambiental Gabriella Trindade Segabinazzi.

Também aconteceu a apresentação do trabalho das fiscais do SIM Adriéle Falcão Vargas, Aline Pires Rubim Pedroso e Laraíne Ramos dos Anjos, intitulado: “Estudo de Caso: a importância da regularização de uma agroindústria de produtos cárneos”. O estudo orientado por Sabrina Martins Leonardi, tendo como objeto agroindústrias em situação final de regularização, demonstrou um aumento considerável da agregação de valor ao negócio, com aumento nas vendas para um mercado consumidor local mais diversificado, maior satisfação do cliente, fixação da marca pelo aumento da divulgação do produto, aumento da contratação de funcionários e a satisfação do empreendedor. “O resultado não nos surpreende, tendo em vista a abertura de mercado, a agregação de renda e a criação de empregos que a adesão ao Sisbi/Suasa possibilita às empresas locais”, comenta o prefeito Erasmo Guterres Silva.

Para qualificar a produção Serviço de Inspeção Municipal, a Prefeitura de Alegrete trabalhou com a ampliação do número de fiscais e médicos veterinários, criou o setor administrativo, investiu em equipamentos e veículos, realizou visitas a municípios onde os serviços de inspeção estão em estágio mais avançado e capacitou equipe e empreendedores. “Estamos garantindo a qualidade do produto e o aumento da produção. Até hoje nenhuma empresa foi multada”, salienta o titular da SAP, Daniel Gindri.
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19