X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
19/11/2012
Unesco reconhece projetos de promoção da paz de escolas alegretenses
O trabalho de duas escolas públicas de Alegrete na promoção da paz e da solidariedade foi reconhecido na última semana pela Unesco (órgão das Nações Unidas para a cultura, ciência e educação) com a inclusão no Programa de Escolas Associadas. Presente em 180 países, nove mil instituições de ensino fazem parte do PEA, dentre elas, a partir de agora, a Escola Municipal de Educação Infantil Tenente Salustiano Prates, no bairro Macedo, e a Escola Estadual Osvaldo Dornelles, no bairro Vila Nova.

A entrega do certificado pela representante da Unesco no Rio Grande do Sul, irmã Cláudia Chesini, aconteceu na manhã de quarta-feira (14). A solenidade, marcada pela emoção das comunidades das escolas envolvidas, lotou o plenário da Câmara Municipal de Vereadores. “Se estamos aqui hoje é por que nos preocupamos em fazer a diferença. A infância passa e deixa marcas”, afirmou a diretora da EMEI, Eliza Machado. “Temos o compromisso de educar para a vida, buscar desafios e quebrar conceitos”, garantiu a diretora Suzele Magalhães, do educandário estadual.

Segundo ela Cláudia Chesini, outras escolas no estado já tiveram credenciamento pelo PEA, porém o perderam em função de não darem continuidade aos projetos avaliados. “A chancela significa a abertura de novas portas, mas também de compromissos”, avalia. Além da manutenção dos projetos e das parcerias com entidades da sociedade, o registro das atividades e a garantia de estrutura pelos gestores públicos também constam como compromissos. Segundo a prefeita em exercício, Preta Mulazzani, a história da certificação das escolas tem o perfil das comunidades onde estão inseridas: “lutam, buscam, questionam. Sabemos que vão cumprir com as obrigações por que nelas existem pessoas com vontade”.

PROGRAMA DE ESCOLAS ASSOCIADAS – o PEA existe desde 1953, criado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) para a formação de uma rede de escolas que trabalhem pelo estímulo á cultura da paz, da consciência da cidadania, diálogo intercultural, desenvolvimento sustentável e qualidade educacional.

Três projetos credenciaram a EMEI Salustiano Prates para o ingresso no PEA:

- Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, em parceria com a ONG Parceiros Voluntários, onde são desenvolvidas anualmente quatro ações junto á comunidade para a promoção da cultura da paz;

- Programa Agrinho “Incentivar a saúde é estimular a paz”, com a conscientização quanto ao tabagismo;

- Projeto Vida e Valores, em parceria com o Colégio Raymundo de Carvalho, com a arrecadação de donativos e troca de experiências culturais como oficinas de contação de história e apresentação artística.

A Escola Estadual Osvaldo Dorneles apresentou o projeto “Viva Vila: minha decisão minha vida”, em conjunto com os Parceiros das Américas, em que foi trabalhada a educação sexual e prevenção da gravidez na adolescência.

FOTOS: Ricardo Madeira
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias