X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
31/10/2012
Alegrete sediará simulado regional da Defesa Civil
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está realizando em cada uma das 10 regionais (Redec) uma operação simulada para de ocorrência de catástrofes. Em razão da atuação destacada do órgão local, Alegrete foi escolhida para a realização do simulado na 10ª regional (Redec 10), que abrange outros 13 municípios da fronteira oeste.

Os preparativos começaram na última semana, com a primeira reunião entre entidades e órgãos que farão parte do simulado. Comdec, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, secretarias de Saúde, Assistência Social, Segurança e Cidadania e Infraestrutura, Samu/Salvar, Santa Casa de Caridade, AES Sul e a coordenação do Redec 10, com o coordenador TCel Mauro Kiener e o adjunto Cap Gerson Melo, além da vice-prefeita Preta Mulazzani e o coordenador adjunto da Redec 6, sargento Brasil, que apresentou a experiência com o simulado de São Gabriel, semelhante ao que será realizado em Alegrete no próximo dia 10

Em Alegrete a simulação será para casos de inundação e a região onde acontecerá será escolhida nos próximos dias. O trabalho inclui previsão meteorológica, estruturação de acampamento, organograma e cronograma de ações por órgão, atendimento, triagem e isolamento de vítimas, socorro aéreo, assessoria de imprensa, dentre outras ações.

“A ideia é termos um diagnóstico das deficiências no caso de sinistro, com uma situação o mais próximo possível da realidade”, explica o capitão Gérson. Como nas outras simulações ocorridas no estado, haverá também um posto de comando na Defesa Civil do Estado, onde a atividade deverá ser acompanhada em tempo real pelo Governador Tarso Genro. “Tivemos provas recentes da organização da nossa Defesa Civil, inclusive com premiação pelo governo estadual, por isso acreditamos no sucesso dessa operação”, frisa Preta Mulazzani.

FOTOS: Paulo André Dutra
Últimas notícias Ver todas notícias