X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
03/07/2012
Água para 18 famílias no Durasnal
Mais uma comunidade teve um sonho concretizado na semana que passou. Foi na tarde desta última quinta-feira (27) que a comunidade do Durasnal recebeu a conclusão do poço artesiano há muito aguardado pelos moradores. As 13 famílias beneficiadas receberam com festa a equipe da Prefeitura de Alegrete, capitaneada pela Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Segundo o secretário Daniel Gindri, o contentamento da SAP é o mesmo da comunidade, pois assim como os usuários aguardavam desde 2006 pela conclusão da obra, a secretaria vinha há mais de três anos corrigindo detalhes do projeto. Modificação do plano de trabalho, autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e duas etapas de adequações na Caixa Econômica Federal, até ser autorizada a execução da obra. Ainda assim, foi verificada que a emenda parlamentar do Deputado Federal Afonso Hamm no valor de 39 mil precisaria ser suplementada, devido ao alto custo de perfuração e instalação de equipamentos de qualidade. O município acabou investindo 25 mil nessa fase com recursos próprios.

O poço artesiano atenderá inicialmente 13 famílias, podendo chegar a 18. Conta com 80 metros de profundidade, dosador de cloro, hidrômetro, 10 km de mangueiras, caixa d’água com capacidade de 10 mil litros, licenciamento e outorga para uso a água e capacidade de bombeamento de 2,5 mil litros por hora.

Este é o sétimo poço colocado em funcionamento na zona rural. ”Muitas localidades sofrem com as estiagens a cada ano e a Prefeitura de Alegrete tem buscado levar água de boa qualidade para o maior número possível de famílias, seja através de projetos federais e estaduais ou com investimentos próprios”, garantiu Gindri. “Estas pessoas estão deixando de esperar que uma vez ou duas por semana o nosso caminhão chegue às suas casas”, complementa a coordenadora da Defesa Civil, Guiomar Silva. “De três a quatro meses por ano a Prefeitura tinha que trazer água da cidade e nós agradecemos por que agora podemos fazer uso da água para os animais, lavar e beber”, conta a moradora Neiva Maria de Oliveira Menezes.

FOTOS: Adriana Mello
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19