X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
21/05/2012
Audiência pública apresenta projeto da Academia da Saúde
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Alegrete esboçou aos residentes dos bairros Vera Cruz e Emílio Zuñeda nesta terça-feira (15) as características do novo projeto em andamento na região: a Academia de Saúde. A audiência pública realizada na Escola Estadual Emílio Zuñeda reuniu moradores, movimento comunitário, alunos e professores da escola e a equipe da SMS.

A estrutura será erguida na Praça Deputado Raul Pilla, esquina das avenidas Maximiliano Marinho e Barros Cassal. O projeto técnico está em fase de conclusão, com previsão de início de processo licitatório para as próximas semanas. Preta Mulazzani, vice-prefeita, ressalta: “Alegrete está passando por um momento de modernização e humanização. Estamos pensando a cidade de uma forma que ela sirva as pessoas em primeiro lugar”.

A academia na modalidade intermediária contempla depósito de materiais, área de vivência, espaço externo composto de área multiuso com equipamentos para alongamento. A equipe formada pela secretária Maria do Horto Salbego, arquiteta Catiellen Thurow, gestora de projetos Laura Basso e o estagiário de engenharia Bruno Ribeiro explicou que além dos materiais obrigatórios, o projeto vai contemplar banheiro, espaço para caminhada, quadra de vôlei, equipamentos adaptados para portadores de necessidades especiais e área de lazer, além de arborização e adequações na quadra e pracinha já existentes.

Nas exigências do Ministério da Saúde para o aporte de recursos para academia existe também a obrigatoriedade de uma unidade básica de saúde. Em fase de captação de recursos, será construída onde existe hoje o centro comunitário, o que teve ampla aceitação dos moradores. “Se for pra ganhar em saúde, o pessoal apoia”, confirma a presidente da associação do bairro Emílio Zuñeda, Adriana Ribeiro.

O incentivo para a construção de polos de Academias de Saúde foi instituída em 2011 no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica, visando a orientação de práticas corporais e atividades físicas, lazer e modos de vida saudáveis. O projeto Academia da Saúde aprovado para Alegrete terá o valor investido de 100 mil reais oriundos do Fundo Nacional de Saúde. Foi cadastrado pela Secretaria de Saúde em outubro de 2011, recebendo parecer favorável já em dezembro. “Um trabalho eficiente de articulação possibilitou o aporte de mais este projeto que trará qualidade de vida aos bairros do entorno”, finaliza o prefeito Erasmo Guterres Silva.
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias