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NOTÍCIAS
17/08/2012
Semana Freireana: indivíduo, cidade e sociedade
O papel da educação no entendimento do espaço e as formas de interferência do indivíduo na transformação da realidade. Esta é a proposta da 4ª Semana de Debates do Pensamento Freireano, que começou na última segunda-feira (13) e se conclui neste sábado (18).

Para o secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó, a temática ‘Dialogando com a cidade: compreender, interpretar e intervir’, na mesma linha adotada no Seminário Latinoamericano de Educação e Cultura, relacionando a papel da educação como propositora de transformações na sociedade, está estreitamente ligada ao ideário de Paulo Freire. “O legado deste educador permanece vivo nos corações e mentes dos educadores que estabelecem políticas públicas na busca da emancipação do indivíduo”.

Para a pedagoga Larisa Bandeira, palestrante na abertura oficial do evento, ocorrida na noite de segunda-feira (13), uma criança é formada pela conjunção da educação que recebe dos pais, da escola e da sociedade. Exemplifica com um aluno que sai de casa, é atendido por um funcionário do comércio, em seguida recepcionado pelo porteiro da escola e servido pela funcionária da cantina: “cada uma dessas pessoas está educando a criança. Elas são a representação da sociedade para ela”.

Eventos – a programação estendeu-se por diversos pontos da cidade. A mostra “Retratos de Paulo Freire” circulou por estes locais, apresentando colagens sobre trechos do patrono da educação brasileira.

Na terça-feira (14), o Fórum Permanente da Educação e Diversidade Étnico-Racial reuniu-se em sua plenária regional durante todo o dia, com a presença dos educadores da região que tratam deste tema. Para considerar as opções dos estudantes do EJA e Proeja/FIC na continuidade dos estudos, estes e instituições de ensino superior de Alegrete debateram na quarta-feira (15), no Centro Cultural.

Os grêmios estudantis da rede municipal de ensino também tiveram seu momento de reflexão na quinta-feira (16), quando discutiram as ações e o papel das entidades para o futuro. Neste mesmo dia, o desafio do ensino superior na formação docente e as relações estabelecidas na educação básica também foi tema de debate, desta vez no Salão de Atos da Urcamp.

Concomitante às atividades propostas pela SMEC, as próprias escolas estabeleceram programações relacionadas ao tema, ficando a sexta-feira (17) reservada para o desenvolvimento de mostras, palestras e apresentação de trabalhos. Neste sábado (18), os trabalhadores de educação da rede, com a liderança das coordenações pedagógicas distribuídas em zonais, farão apresentações analíticas do livro “Pedagogia da Autonomia”, lançado por Paulo Freire em 1996.

Jorge Sitó afirma que “o acúmulo de atividades desenvolvidas teve como propósito dar luminosidade à produção teórica freireana, para uma ação autônoma e cidadã no contexto da sociedade e interlocução com os processos educacionais do município”.

FOTOS: equipe SMEC
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