X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
07/08/2012
Saúde do trabalhador em debate
Profissionais, estudantes e gestores da área da saúde participaram entre quinta e sexta-feira (2 e 3 de agosto) do Seminário Regional de Saúde do Trabalhador, coordenado pelo Cerest/FO. Com 250 pessoas inscritas, número acima dos 150 previstos, o segundo dia do evento precisou ser transferido para um local com maior capacidade, atestando o sucesso desta primeira edição.

O coordenador do Cerest, Clímaco Carneiro, disse ver “com alegria uma plateia tão grande interessada no tema, já que por ano 700 mil brasileiros são apresentados ao assunto por sofrerem de problemas relacionados ao trabalho”. O presidente do conselho gestor do órgão, Sérgio Soares, analisa que sua importância está no fato de “ser o local que dá o diagnóstico dos problemas que mais atingem o trabalhador”.

Grande parte das manifestações no ato de abertura abordou a criação do Centro Regional de Referência, que completou um ano na sexta-feira (3). O coordenador da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Modesto Zuñeda percebe o avanço no alcance do serviço: “temos a ferramenta preparada e precisamos que ele atinja ainda mais a comunidade da região”.

O Cerest atende os 13 municípios da 10ª CRS e atua em três eixos: apoio, prevenção e vigilância. Busca, com uma equipe composta por psicólogos, médicos do trabalho, ortopedista, fisioterapeuta e enfermeira, prestar assistência especializada para pacientes com problemas de saúde relacionados ao ambiente de trabalho. Em média são realizados cerca de 350 atendimentos mensais. “Nós não fazemos a substituição da rede pública, mas a instrumentalizamos”, complementa Clímaco.

Localizado na Rua Marechal Floriano, o prédio foi construído em 2006 e permaneceu fechado durante cinco anos, até ser efetivamente instalado em 2011. Maria do Horto Salbego, secretária de Saúde, relembra que de 2001, ano da primeira conferência regional de saúde, até a entrega do centro, em 2011, “foram 10 anos de lutas”. Para ela, o momento agora é outro: “passamos do estágio de engatinhar e estamos dando os primeiros passos”.

FOTOS: Vanessa Barcelos
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias