X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
12/03/2012
Comunidade apresentada à ESF do bairro Dr. Romário
A equipe da Estratégia da Saúde da Família que trabalhará junto às comunidades dos bairros Favila, Segabinazzi e Dr. Romário, sediada junto à Unidade Básica de Saúde deste último, foi apresentada na tarde desta quinta-feira (8) aos moradores da região. Esta é a quinta equipe a ser instalada em Alegrete, a terceira desde 2009. A equipe é composta por enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde para o atendimento de cerca de 3500 pessoas.

A audiência pública na Escola Waldemar Borges teve a presença de cerca de 40 pessoas, dentre elas presidentes de bairros da região, moradores e autoridades. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ênio Machado, frisou a importância da necessidade de “haver troca entre comunidade e equipe”. A secretária de Saúde, Maria do Horto Salbego reforça que este é um dos pilares da estratégia: “a equipe deve conhecer os moradores para que possa atuar de maneira mais eficiente e direta”.

A comunidade presente teve a oportunidade de tirar dúvidas quanto ao funcionamento do ESF. Grande parte delas relaciona-se aos atendimentos, agendamento de consultas e horários, bem como do sistema de saúde no geral. O presidente do bairro Dr. Romário, Elton Souza Rodrigues, relembra boatos sobre o fechamento do posto: “hoje nós o vemos funcionando. Falta muita coisa? Claro, mas não é da noite pro dia que vai se resolver”. Este presente também o vereador Eurides Caferatti (PTB).

Para a vice-prefeita Preta Mulazzani, este é "um espaço para a participação direta da população, fortalecendo o SUS e criando condições para o atendimento diferenciado da população". O prefeito Erasmo Silva crê na melhoria do atendimento: "o sistema como um todo tende a melhorar com a ampliação da ESF, desafogando outros setores com a prevenção e atenção básica".

Fotos: Paulo André Dutra
Últimas notícias Ver todas notícias