X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
06/03/2012
Alegrete terá polo da Universidade Aberta do Brasil
A democratização do ensino e a qualificação dos profissionais da rede pública deram mais um passo nesta segunda-feira, 5 de março. A Prefeitura de Alegrete e a Universidade Federal do Pampa assinaram o convênio que estabelece a criação do polo local da Universidade Aberta do Brasil. O ato de assinatura do convênio pelo Prefeito Erasmo Guterres Silva, vice-prefeita Preta Mulazzani e o vice-reitor da Unipampa, Almir Barros, teve também a presença dos vereadores Eurides Caferati (PTB) e Leonardo Gonçalves (PMDB).

A perspectiva é de que já no segundo semestre de 2012 iniciem os primeiros cursos. O professor Almir Barros relembra que “o trabalho para consolidarmos este projeto vem desde o ano passado e finalmente temos uma boa notícia”. O secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó, ponderou que a UAB é “um potente instrumento de democratização do ensino superior, tanto no campo da graduação como na pós-graduação, e certamente abrirá portas para a qualificação de educadores e população em geral”. Uma comissão paritária formada por Unipampa e Prefeitura definirá quais cursos serão criados, levando em consideração a demanda levantada junto à comunidade em processo anterior.

Universidade Aberta – criada em 2006 para oportunizar formação universitária às camadas da população com dificuldade de acesso aos métodos tradicionais. Por meio da metodologia de educação à distância, dá prioridade à formação de professores da educação básica, seguido de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação. As vagas são divididas em 50% para profissionais da educação e 50% para público em geral. As aulas acontecerão no Centro Profissionalizante Nehyta Ramos e no campus da Unipampa.

A vice-prefeita Preta Mulazzani acredita que o UAB “fortalece Alegrete na perspectiva de cidade universitária, sendo mais uma potencializada instituição para tecer esta rede de inclusão”. Para o prefeito Erasmo Guterres Silva, a possibilidade de ampliarmos o leque de opções na área de educação é benéfico para o município: “além da graduação, podemos ter mestrado e doutorado. As perspectivas são ótimas nesse sentido”.
FOTO: Paulo André Dutra
Últimas notícias Ver todas notícias