X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
28/02/2012
Projeto Ninho das Mulheres faz balanço de 2011
Um ano de estruturação e avanço no Projeto Ninho das Mulheres, desenvolvido pela Prefeitura de Alegrete através da Secretaria de Assistência Social. O projeto foi lançado no dia 12 de julho no Salão de Atos da URCAMP, com o objetivo desenvolver ações socioeducativas e prestar atenção especializada a mulheres vítimas de violência doméstica. O CREAS faz o acolhimento e presta atendimento psicossocial a todas as mulheres vítimas de violência que tenham interesse em receber ajuda para fortalecer e resgatar sua auto-estima, bem como diminuir os danos emocionais causados pela situação de violência. Durante os seis primeiros meses do projeto foram atendidas 103 casos exclusivos de violência contra mulheres.

O trabalho está sendo desenvolvido pelo Centro Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com o MOV (Movimento da Vida), PPV (Programa de Prevenção a Violência) e recursos do Governo Federal, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Houve ainda um pré-lançamento no dia 7 de julho na Praça General Osório, com entrega de materiais de divulgação. A partir de então foram desenvolvidas ações educativas nas escolas das redes públicas municipal e estadual de Alegrete, com a explanação de palestras sobre violência contra mulher e divulgação do Projeto “Ninho das Mulheres”. O projeto alcançou 27 escolas, contemplando 1.670 estudantes, além de uma participação na Mostra Casa da Saúde a convite do SESC.

O projeto esteve também no Posto de Saúde do Bairro Vila Nova, durante as festividades natalinas de 2011, onde foram distribuídas cartilhas sobre Violência contra Mulher e folders do projeto às pessoas daquela comunidade. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da zona leste também fora receptivo ao projeto Ninho das Mulheres, o qual fora apresentado para o Grupo de Idosos daquele órgão. Na Creche Santa Terezinha fora realizada ação socioeducativa, como resultado do trabalho de intersetorialidade entre esses dois órgãos (CREAS e MOV), contemplando as mães de crianças frequentadoras daquela instituição.

O Projeto Ninho das Mulheres chegou também às várias regiões do município através da divulgação realizada pela Rádio Minuano em palestras como a realizada na Escola Municipal Waldemar Borges sobre violência contra a mulher, sobre violência Juvenil proferida no evento de encerramento do ciclo de palestras realizada no CTG Farroupilha e a mesa redonda que aconteceu na sede da própria emissora, com participação direta da comunidade. Inserções em televisão também ocorreram ao longo do ano.

Considerando o interesse das pessoas que procuram o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para solicitar atendimento psicossocial, bem como a solicitação de várias entidades para a explanação de palestras com o tema “Violência contra Mulher”, pode-se concluir que o Projeto “Ninho das Mulheres”, até o momento, apresentou um resultado positivo, atendendo assim, ao objetivo e o público a que se destina. O CREAS – Centro Especializado de Assistência Social segue prestando atendimento a todos os tipos de violência em sua sede no Porto dos Aguateiros. Para denunciar, ligue 180.

Fotos: equipe CREAS
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias