X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
17/05/2012
Projeto URB-AL chega ao Rincão do 28
O Projeto URB-AL (Aglomerados Urbanos em Área Protegida) desenvolvido entre Brasil e União Europeia, que possibilita um intercâmbio sócio-cultural em áreas de proteção ambiental inclui mais uma comunidade rural do município. O projeto que já havia inserido para desenvolver seus trabalhos na região do Durasnal e do Caverá chegou no dia 12 de maio ao Rincão do 28.

As prefeituras municipais do Brasil e Uruguai unem-se neste contexto para ampliar a visão agroecológica proporcionando a estas comunidades a formação e trocas de experiências nas áreas da pecuária de leite, horticultura, plantas medicinais e apicultura.

Realizado na Escola Municipal Silvestre Gonçalves, estiveram presentes, além do Prefeito Erasmo Guterres Silva, secretárias de Agricultura e Pecuária e de Educação e Cultura, Sindicato Rural de Alegrete, Emater, Inspetoria Veterinária, empresa Agropec e produtores da região.

Inicialmente foi feita uma explanação sobre o objetivo do projeto URB-AL, com apresentação do vídeo motivacional do mesmo e os próximos GT’s a serem trabalhados na região de Alegrete, sendo: mata nativa, horticultura e apicultura. “Foi apresentada a comunidade a oportunidade que se apresenta de gerar renda preservando o meio em que habitam e também resgatando o conhecimento que os produtores já possuem”, explica o titular da SAP, Daniel Gindri.

O prefeito municipal, Erasmo Guterres falou sobre a importância de fortalecer projetos com o URB-AL em áreas de Proteção Ambiental. “Esta união entrelaça culturas para realizar trabalhos importantes, auxiliando na visão econômica para agregar valor nas iniciativas tradicionais no campo cultural na área do artesanato, agroindústrias, sistemas alimentares com o mínimo uso da química agrotóxica”.

A comunidade dos Pinheiros será a próxima a ser inserida neste conjunto de ações com suas representações comunitárias, juntamente com a Fundação Marona, Sindicato Rural de Alegrete e a Prefeitura Municipal de Alegrete neste tecido sócio-cultural para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

FOTOS: Adriana Mello
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias