X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
04/04/2012
Obras de saneamento avançam em Alegrete
A instalação das novas estruturas de saneamento de Alegrete progride a cada dia. As obras da estação de bombeamento de esgoto do bairro Santo Antônio, linha de recalque da Rua Venâncio Aires e as rede coletoras de esgoto dos bairros Macedo, Santo Antônio e centro começaram há algumas semanas e já modificaram o cotidiano da zona urbana.

A mais visível das obras é a linha que cruzará o centro da cidade pela Rua Venâncio Aires. Terá 1320 metros ao total, primeiro como uma linha de recalque em PVC com 690 metros que bombeará o esgoto da EBE das margens do Arroio Regalado até a esquina com a Rua Euclides da Cunha. A partir deste ponto, segue mais 630 metros como rede coletora por gravidade até a esquina da Avenida Alexandre Lisboa, onde se liga ao sistema que leva até a Estação de Tratamento da Jararaca. Até o momento foram executados pouco menos de 400 metros.

Também está em andamento a construção das redes coletoras dos bairros Macedo e Santo Antônio. A primeira, ao sul, percorre os fundos do bairro Macedo por 840 m desde a Rua Vasco Alves, ao longo do Arroio Regalado. A segunda, ao norte, terá 600 m e coletará o esgoto do bairro Santo Antônio desde a Rua General Arruda. Ambas depositam o material na EBE no final da Rua Venâncio Aires, para serem transportados através da elevatória.

O superintendente adjunto regional da Companhia Riograndense de Saneamento, Newton Trevisan, alerta que todas as obras, principalmente a estação de bombeamento, necessitarão do auxílio de explosivos para serem concluídas devido a grande quantidade de rochas no solo local. As detonações provavelmente começarão após o feriado prolongado da Páscoa. “Existem métodos e tecnologia eficientes para que não haja problemas na execução. Tudo será feito dentro da técnica e legislação vigente e específica para este fim ”, garante Trevisan.

O valor investido pela Corsan nesta primeira etapa chegará a 2,6 milhões, com previsão de conclusão para fevereiro de 2013. A prefeita em exercício, Maria de Fátima Mulazzani, reafirma o volume de investimentos. “Com toda a certeza estas obras marcarão a história de Alegrete e trarão saúde e qualidade de vida para nossa comunidade. Vemos a cada dia que a decisão tomada com o prefeito Erasmo pela continuidade da estatal foi acertada”, conclui.

FOTOS: Paulo André Dutra
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias