X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
27/03/2012
Obra de UBS avança nos bairros Macedo/Izabel
As comunidades dos bairros Macedo, Vila Isabel, Santo Antônio, Joaquim Fonseca Milano e Restinga poderão contar dentro de poucos meses com uma unidade básica com plenas condições de uso. “Ficamos sofrendo anos com o alagamento do antigo posto, felizmente esta administração está resolvendo”, comentou o presidente da associação dos moradores do bairro Macedo, Carlos Romero.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento da obra na manhã desta segunda-feira (26) o coordenador adjunto da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Moisés Fontoura, o presidente da União das Associações de Bairro de Alegrete e do bairro Restinga, Edson Roberto, o presidente do Sindicato dos Bancários, Joel Freitas da Luz, o representante do Conselho Municipal de Saúde, Sérgio Soares, os vereadores Judete Ferrari, Leonardo Gonçalves, Nívia Souza, Celeni Viana, entre outras autoridades.

Os recursos para a nova unidade básica de saúde, localizada na Rua Padre Landel de Moura no bairro Vila Isabel, são oriundos do Governo do Estado (Corede/FO), Governo Federal (emenda parlamentar do deputado Osmar Terra) e recursos próprios do município. A vereadora Miriam Suhre, presidente da Câmara de Vereadores, lembrou-se da “participação de várias forças políticas para se chegar a este momento de congraçamento”.

A secretária de Saúde, Maria do Horto Salbego, relatou o andamento do debate público sobre as definições do novo espaço. Foram quatro audiências públicas na região, onde a comunidade e Poder Público acordaram para a instalação da nova UBS no atual terreno, ligado á Escola Municipal Princesa Isabel, devido à inadequação sanitária do espaço do antigo posto e a inexistência de áreas públicos disponíveis no bairro Macedo. “Chegamos ao entendimento de que o importante não é um metro pra cá ou um metro pra lá. A ampliação da área física para 200 m² possibilita abrigar uma equipe da saúde da família, que dá um atendimento diferenciado à comunidade”.

A vice-prefeita Preta Mulazzani analisa que “dentro da política de territórios regionais, a melhoria na estrutura possibilitará atenção a outros bairros além daqueles atendidos pela unidade antiga”. Sobre o debate público que deu a configuração final do projeto, o prefeito Erasmo Guterres Silva considera que “a marca deste governo é a ouvir as pessoas e serem contempladas em seus pedidos, já que o sucesso de um governo é o sucesso de sua comunidade”.

FOTOS: Holisson Soares
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias