X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
02/12/2011
Seminário de Bovinocultura de Leite reúne produtores de Alegrete e região nesta quarta-feira
Com uma programação, sempre dentro da expectativa de proporcionar aos produtores e técnicos que desenvolvem o setor leiteiro na região, conhecimento técnico, inovação tecnológica e trocas de experiências, nesta quarta-feira, dia 30 Alegrete sediou mais uma edição do Seminário de Bovinocultura de Leite. Buscando trazer experiências positivas no setor, o produtor e Zootecnista da cidade de Formigueiro, Roni Rhode ministrou sua palestra contando que começou na atividade ordenhando 5 vacas. Hoje trabalha com 60 vacas em ordenha, com uma média de produtividade de 25 kg de leite/vaca/dia, com excelente resultado econômico, defendendo a tese de que os produtores devem investir em alimentos e genética de qualidade, pois é como a atividade poderá remunerar melhor.

Após, o Médico Veterinário Emmanuel Camargo, do IFF falou sobre a importância do aparelho locomotor da vaca leiteira, e o quanto pode ser determinante para o sucesso, ou fracasso no desempenho do rebanho e os cuidados que o produtor deve tomar para evitar problemas que venham prejudicar a expressão genética dos seus animais.

Após o maravilhoso almoço (carreteiro de charque) oferecido pela ACRIPLEITE, foi a vez do Médico Veterinário Herton Lima, técnico do SENAR, natural de Santo Augusto deixar a sua mensagem. Oportunidade em que abordou um tema que é de suma importância na exploração dos animais domésticos, atualmente. O bem estar animal é um detalhe que pode ser determinante no mercado consumidor, frente à conscientização da sociedade urbana na defesa das boas práticas no manejo para com os animais. Além disto, foi destacada a importância da quantidade e qualidade da água fornecida as vacas leiteiras, devido à grande necessidade, podendo chegar aos 120 litros de água por vaca/dia, dependendo da temperatura ambiente e do volume de leite produzido por dia.

Ao final do dia, Diego Zeni, também Médico Veterinário e professor do IFF foi o responsável por abordar um tema que vem sendo discutido desde a primeira edição deste seminário, mas que sempre acha motivos para retornar a pauta, que é a criação correta da terneira, pois, embora tenhamos avançado bastante neste quesito em algumas propriedades, na média ainda não se pode dizer o mesmo.

Durante a abertura, usou da palavra o Prefeito Erasmo Silva que destacou o esforço que as diversas entidades vêm fazendo para que o setor primário supere suas dificuldades e o quanto podemos nos surpreender com os resultados, quando há este sentimento coletivo de trabalho.

O evento foi uma realização da Secretaria de Agricultura e Pecuária, EMATER, Fundação Maronna, ACRIPLEITE, Sindicato Rural, URCAMP, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Instituto Federal Farroupilha, com patrocínio do Banco do Brasil, SENAR e Projeto URB-AL Pampa.
Últimas notícias Ver todas notícias