X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
17/11/2011
Conselho promove 1º Seminário Esportivo de Alegrete
Aconteceu na noite desta quarta-feira (16) o 1º Seminário Esportivo promovido pelo Conselho Municipal Esporte e Lazer (CMEL), tendo por local o plenário da Câmara Municipal, o evento contou com a presença de desportistas das mais diversas modalidades, associações, acadêmicos de Educação Física, conselheiros do CMEL e imprensa.
Na mesa de autoridades, participação da secretária de Turismo Esporte e Lazer (SETUR), Cristina Aurélio, do presidente do CMEL Carlos Eduardo Teixeira (Dumbo), do vice-presidente do CMEL e Presidente da LAF Paulo Cunha, do Diretor de Esportes da SETUR Edinho Machado e Claudio Marquiori representando a sec. Planejamento do Governo do Estado.
O presidente do CMEL Carlos Eduardo Teixeira (Dumbo) explanou sobre a organização do Conselho, sua competência, seus objetivos e salientou a responsabilidade dos conselheiros na orientação e fiscalização frente ao esporte da cidade, Edinho Machado da SETUR, abordou sobre o Sistema Municipal de Desportos, atendendo a lei aprovada de Nº 4.744/2011 - 18/04/2011, e salientou que Alegrete precisa ter um calendário de eventos organizados, para que o esporte seja realizado com mais organização e planejamento, e que os recursos possam ser melhor distribuídos.
Paulo Cunha presidente da Liga Alegretense de Futebol (LAF), falou que o esporte só irá crescer se as modalidades esportivas da cidade estiveram unidas, com organização e planejamento.
A secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Município Cristina Aurélio, lembrou da importância do CMEL que tem como papel orientador das práticas esportivas na cidade, também abordou sobre a forma de captar recursos das esferas estadual e federal, “as entidades organizadas tem que saber preencher alguns formulários que são exigidos hoje, é a forma legal de buscar os recursos, pois chegam na Prefeitura vários projetos esportivos, e todos com sua importância e abrangência, como prioritários, e o orçamento menor sempre é o da Prefeitura, cabe sim ao CMEL auxiliar as entidades na captação, mas para isso, as entidades tem que atender as exigências legais e técnicas, saber fazer uma prestação de contas”, destacou Cristina.

Durante o Seminário, os participantes interagiram com os conselheiros, o corredor Júlio César da Luz, abordou para os desportistas a importância do CMEL reivindicar o Ginásio Municipal, uma pista para corridas adequada, um veículo para o esporte para transporte de atletas, parabenizou os organizadores pela realização do evento, na discussão das problemáticas esportivas; Maria da Glória, presidente da Associação de Corredores de Alegrete (ACA), e falou da associação que na cidade é única, está organizada com membros que são filiados a Entidade, a nossa associação está aberto a todos. Para Maria Lucia do Projeto Movimento da Vida (MOV), as construções para fortalecimento do esporte devem ser coletivas, passa pela criação de uma Secretaria de Esportes a ser implementada pela Administração Municipal futuramente, atendendo a Conferência Nacional do Esporte e aprovado no Plano Decenal, e abordou o esporte não só na competição, mas sim também de inclusão e participação.
Róger Severo presidente da Associação Jogos da Solidariedade (AJS), falou da importância da união entre as modalidades esportivas, o CMEL terá o papel de orientar as diversas modalidades na cidade, e como forma de motivação apresentou o projeto da 1ª Copinha dos Campeões da Base, que assinou convênio com a Fundergs, Governo do Estado, uma vitória para o esporte alegretense, exemplo claro de forma de captação. O secretário geral da AJS Rogers Gonçalves abordou um pouco sobre o projeto da 1ª Copinha dos Campeões da Base e justificou que é fundamental que os gestores esportivos acompanhem os seus projetos diretamente nos órgãos do estado, pois lá que se decide tudo.
Pedro Ferreira da Comunidade Zona Oeste (CZO), parabenizou o CMEL pela organização deste primeiro seminário, como forma educativa tirando as dúvidas dos desportistas, isso é fundamental, finalizou.

Também presentes no 1º Seminário Esportivo, os judocas representando a Associação Alegretense de Judô, o futsal através das equipes do União Feminino e Star, que realizam grandes eventos no município, destaque também para o prof. Gabriel Peres Feijó, conselheiro do CMEL e prof. da Urcamp, motivando os acadêmicos na participação das discussões esportivas; Marcelo Delgado, integrante e representantes dos esportes de luta.
Ficou definido pelo CMEL e participantes, o prazo de entrega dos projetos (com a documentação completa sendo CNPJ e Estatuto) até o dia 09 de dezembro, impreterivelmente.
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19