X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
08/11/2011
Projeto Ninho das Mulheres
O cronograma de atividades do Projeto Ninho das Mulheres, no mês de outubro, foi bastante extenso. Foram realizadas treze palestras sobre “Violência contra Mulher” e “Divulgação do Projeto Ninho das Mulheres” nas escolas municipais e estaduais de Alegrete, incluindo, também, um educandário do interior do município. Em algumas escolas foram realizadas mais de uma palestra a fim de atender todo público alvo, alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, bem como os alunos do Ensino Médio.

Os educandários visitados no mês de outubro foram os seguintes: Escola Estadual Osvaldo Aranha (alunos do magistério), Escola Estadual Dr. Lauro Dorneles (2 palestras), Escola Estadual José Bonifácio (2 palestras), Escola Estadual Gaspar Martins, Escola Marquês de Alegrete (a primeira palestra fora realizada no mês de setembro), Escola Municipal Waldemar Borges, Escola Estadual Demétrio Ribeiro (4 palestras) e Escola Municipal Murilo Nunes de Oliveira (Pólo da Conceição), contemplando um público de 603 pessoas. As palestras são de responsabilidade da Psicóloga Izabel Temp e do estagiário de direito Valdir Paz Jr., do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), órgão da Prefeitura Municipal, responsável pela efetivação do Projeto “Ninho das Mulheres”.

A explanação realizada na Escola Waldemar Borges fora transmitida pela Rádio Minuano, com o objetivo de atingir e informar um maior número de pessoas, principalmente aquelas que ainda não tiveram a oportunidade de ouvir as informações e alertas a que se propõe o referido projeto.

Outra ação educativa realizada no corrente mês fora a palestra realizada no dia 25 de outubro na Mostra Casa da Saúde, promovida pelo SESC-Alegrete. A equipe do CREAS fora convidada a divulgar o Projeto “Ninho das Mulheres” nesse importante espaço rico em informações e cultura.

No corrente mês o MOV (Movimento da Vida) estava efetuando como ação o “Festerando”, atividade em homenagem as crianças pela passagem do dia 12 de outubro, data esta, dedicada a elas. Tais eventos impossibilitaram a ação territorializada, educativa-preventiva sobre a violência contra mulher, a qual seria realizada pela Secretaria de Educação (através do MOV) e Secretaria de Assistência Social (através do CREAS). Tal atividade está programada para o mês de novembro de 2011.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) continua prestando atendimento a todas as mulheres vítima de violência. As interessadas devem se dirigir até o CREAS (localizado na Av. Eurípedes Brasil Milano S/N- Parque dos Aguateiros. Contatos pelos telefones: 0800- 644 1622 e 3961-1123 ) e solicitar atendimento psicossocial. No corrente mês foram realizados 16 atendimentos psicossoais a mulheres vítimas de violência, atendendo assim, a proposta do Projeto “Ninho das Mulheres”.

O Ninho das Mulheres”, de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, através do CREAS, está tendo boa aceitabilidade e grande repercussão na cidade, considerando as críticas positivas e elogios da população, bem como a solicitação das escolas para que o tema “Violência contra Mulher”, abordado pelo referido projeto seja apresentado ou reapresentado na instituição de ensino. Assim, pode-se avaliar que o Projeto “Ninho das Mulheres”, até o momento, está atingindo o público alvo e as metas objetivadas.
Últimas notícias Ver todas notícias