X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
17/01/2012
Alegrete prepara sua 1ª Consocial
Consocial-RS
Conferência Estadual de Transparência e Controle Social

Etapa Municipal - Alegrete
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Data: 09 de fevereiro de 2012
Horário: 15 horas
---

Desde a virada do ano, a Administração Municipal de Alegrete está trabalhando na organização da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. Este encontro incentivado pela Controladoria-Geral da União tem como objetivo incentivar a de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

A primeira reunião aconteceu no dia 4 de janeiro, com coordenação da vice-prefeita Maria de Fátima Mulazzani. Ficou estabelecida uma comissão formada por diversas secretarias do município, mais setor de Controle Interno, Conselho de Saúde, Sindicato dos Municipários, Associação dos Contabilistas, Câmara de Vereadores, além da solicitação de representações da União das Associações de Bairro e Ordem dos Advogados do Brasil. Foi apresentada também uma sugestão de palestrantes.

A segunda reunião foi realizada no último dia 16 de janeiro. Foram distribuídos cartazes do evento, debatida sugestão de programação, agendas de sensibilização e percentuais de representações de sociedade civil, poder público e conselhos na comissão. Ficou agendada para o próximo dia 23 de janeiro a próxima reunião.

A Consocial de Alegrete acontecerá na data de 9 de fevereiro, no plenário da Câmara de Vereadores. As conferências municipais são a primeira etapa das três que compõem o evento. Em seguida acontecerão as etapas estaduais e por fim a nacional, prevista para iniciar no dia 18 de maio em Brasília, com quatro eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. Esses temas também poderão ser debatidos em conferência livres e virtuais.

Para a vice-prefeita Preta Mulazzani, a realização o evento vem ao encontro das iniciativas tomadas pela administração em tornar a transparência uma política de governo. “Quando o prefeito Erasmo e eu assumimos, tínhamos como meta um governo que incentivasse a comunidade a opinar e fiscalizar. A realização da conferência é mais um passos nesse sentido”, completa.
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias