X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
03/01/2012
PAMPATEC – Parque Científico e Tecnológico do Pampa começa a sair do papel
Assinado ontem, 27 de dezembro, em Porto Alegre, o convênio entre a UNIPAMPA e Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS, para o repasse de R$ 930 mil do Governo e contrapartida de R$ 330 mil da UNIPAMPA. Com o recurso será construído um prédio de três blocos, onde funcionará a Incubadora de empresas de base Tecnológica e a área administrativa do PampaTec, Parque Científico e Tecnológico do Pampa. Também estão previstas diversas ações de promoção do empreendedorismo e da Inovação Tecnológica, como seminários, workshops, palestras, etc.

O recurso é proveniente do Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos, ligado à Secretaria Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS.

Parques Tecnológicos são complexos de desenvolvimento econômico e tecnológico, que visam fomentar economias baseadas no conhecimento, por meio da integração da pesquisa científica-tecnológica, empresas e organizações governamentais em um local físico, e do suporte às inter-relações entre estes grupos.

Além de prover espaço para negócios baseados em conhecimento, os parques tecnológicos podem abrigar centros para pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, inovação e incubação, treinamento, prospecção, como também infra-estrutura para feiras, exposições e desenvolvimento mercadológico.

O Parque Tecnológico poderá sediar: empresas de base tecnológica; laboratórios de empresas; empresas incubadas; entidades de representação empresarial, tecnológica ou científica; empreendimentos de apoio às iniciativas do Parque Tecnológico; laboratórios de propósito específico para projetos de pesquisa, desenvolvimento e de prestação de serviços. Incubadora de Empresas de Base Tecnológica é um espaço para a criação de empresas inovadoras, oferece infraestrutura compartilhada, serviços especializados e consultorias.

Esta ação é resultado de esforços da Comissão Municipal de Tecnologia e Inovação, constituída pela Prefeitura de Alegrete, Unipampa, IFF – Instituto Federal Farroupilha, Uergs, Urcamp, Centro Empresarial de Alegrete e Sociedade de Engenharia e Arquitetura, que vem desde 2009 realizando ações e articulando propostas. Esta Comissão é coordenada pelo Secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Arnaldo Paz Filho.

“O Pampatec é um dos frutos do trabalho deste grupo, que está ligado ao Polo de Inovação Tecnológico de Alegrete. Com certeza estamos entrando numa nova era para nossa cidade”, comenta Arnaldo.

Émerson Rizzatti, coordenador pró-tempore do PAMPATEC comemora “ a realização de um sonho de muita gente que vem lutando para que tenhamos uma nova realidade em Alegrete”.

O vice-reitor da Unipampa Almir Barros da Silva Santos Neto, lembra dos desafios que ainda teremos pela frente, mas salienta o avanço considerável que este recurso trará para Alegrete e região.

A prefeita em exercício, Maria de Fátima Mulazzani, reforça a convicção da administração municipal em apostar na educação, na ciência e tecnologia e no Pólo de Inovação Tecnológica, como prioridades deste governo.

Presentes na assinatura do convênio estavam Ghissia Hauser, Secretária Adjunta de Estado da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Almir Barros da Silva Santos Neto, Vice-Reitor da Unipampa, Émerson Oliveira Rizzatti, Coordenador do PampaTec, Arnaldo da Costa Paz Filho, Secretário Municipal de Ind., Com. e Serviços, Michele Lagreca Pedroso, Diretora Geral da Sec. Municipal de Ind., Com. e Serviços e Alberto Rossi, Divisão de Parques e Polos Tecnológicos.
Últimas notícias Ver todas notícias