X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
04/11/2011
Projeto Balde Cheio é referencia para a região
Com técnicos no campo, gestão da propriedade e preocupação com a alimentação do rebanho leiteiro, Alegrete tem contribuído para demonstrar o grande potencial do setor leiteiro na Fronteira Oeste do RS

Nesta quinta-feira, dia 03/11, um grupo de 30 pessoas, entre produtores, técnicos, e Secretários de Agricultura, das cidades de Manoel Viana, Barra do Quaraí e Santana do Livramento estiveram realizando uma “Visita Técnica” a duas propriedades leiteiras em nosso município. Durante o almoço, na sede da ACRIPLEITE, do Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, o grupo contou com a presença da Vice-prefeita Maria de Fátima Preta Mulazzani.
Com o objetivo de conhecer o trabalho integrado que vem sendo realizado em Alegrete pelos Parceiros pela Produção (Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, EMATER, ACRIPLEITE e Fundação Maronna), além da metodologia de trabalho do “Projeto Balde Cheio”, o grupo deslocou-se até as propriedades “Ouro Branco” (pela manhã), de Dirce e Alberto Neimaier, esta com uma área de 19 ha e produzindo mais de 700 litros de leite/dia, na localidade do Poço de Bombas e “Tambo do Lajeado” (pela tarde), de Almancina e Nelson Abreu, com área de 60 ha e com produção atual de 600 litros de leite/dia, no Lajeado Grande.
O Projeto Balde Cheio contempla duas Unidades Demonstrativas (UD) em Alegrete, porém, pelo trabalho dos técnicos que estão em treinamento, já há mais 11 propriedades que procuram desenvolver a mesma sistemática de trabalho, dentre as quais estão estas que foram visitadas pelo grupo de visitantes.
A importância deste trabalho, muito mais do que os números das propriedades, que já são muito bons, demonstram o quanto está sendo positiva a mobilização regional para organizar a cadeia produtiva do leite, com o objetivo de promover o crescimento necessário em toda a Fronteira Oeste e este possa demonstrar o quanto pode significar em termos de viabilizar economicamente propriedades com áreas, até então consideradas marginais, em nossa região.
Desta forma, acredita-se que está sendo promovido o tão sonhado desenvolvimento rural, pois como relatou uma das produtoras visitadas: ”nós não queremos o peixe, mas sim, que nos ensinem a pescar”. E é exatamente isto que está acontecendo, no momento que os técnicos levam conhecimento até o campo, para os produtores assistidos. Mais informações procure a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Alegrete e seus parceiros pelos telefones 055 3961 1709, ou pelo e-mail, agricultura@alegrete.rs.gov.br .
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19