X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
08/07/2011
Preta participa da Aula Magna dos 10 anos da UERGS
A vice prefeita de Alegrete, Preta Mulazzani, participou da Aula Magna em homenagem aos 10 anos da UERGS, proferida pelo governado Tarso Genro nesta quarta-feira (6), no Teatro Dante Barone em Porto Alegre. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), que também participou do ato, disse que acredita que os compromissos firmados pelo Governo do Estado vão fazer com que a UERGS consiga se reestruturar e se firmar de fato.

“Em nome de todos os deputados da Casa, me comprometo com o governador e com o reitor possam contar de forma absoluta com os deputados para que a universidade dê o salto necessário, principalmente no que se refere às políticas públicas que viabilizem o que melhor a UERGS sabe fazer: a qualificação de pessoas, a formação de gestores e a preparação de pesquisadores. Esse momento é histórico”, afirmou Villaverde.

Antes do chefe do Legislativo, o reitor da instituição, Fernando Guaragna Martins, usou o microfone para fazer uma espécie de prestação de contas ao público presente no evento. Ele apontou a evasão de docentes como uma das principais causas do retrocesso da entidade, mas ao mesmo tempo, destacou o grande esforço de muitos segmentos para que a UERGS possa estar inserida no cenário onde deve estar uma universidade pública. “A Assembleia Legislativa sempre foi um instrumento de resistência ao desmonte da UERGS. Deputados como Adão Villaverde, Marisa Formolo, entre muitos outros, sempre foram baluartes da defesa da nossa universidade”, salientou. Quando Gauragna lembrou a aprovação, pelo Parlamento gaúcho, do projeto do Executivo que permitia a contratação de professores em caráter emergencial para a instituição, o público aplaudir de pé.  

Preta Mulazzani destaca – “A universidade tem por meta promover o desenvolvimento regional sustentável e a inclusão social. Metade das vagas é reservadas para candidatos de baixa renda familiar e 10% para pessoas com necessidades educacionais especiais”.

Movimento Amigos da Uergs

Antes da palestra, quando foi recebido por Villaverde no Gabinete da Presidência, o governador recebeu de um grupo vindo de Alegrete, chamado de “Amigos da UERGS”, uma carta com as principais reivindicações, dentre elas a autonomia da universidade e a designação de melhores instalações para a instituição.

Tarso falou que para o próximo ano, está nos planos do governo, o aumento de 30% no orçamento da UERGS e que, para resolver o problema das instalações, será agilizada a doação de prédios públicos. “Nosso compromisso de reestruturação está mantido em todos os termos. Isso é apenas o começo. A UERGS teve uma degradação muito grande”, declarou. O governador ainda elogiou a postura vigilante do grupo, pois devido a ele, isso ajuda nas providências tomadas pelo governo. “A UERGS é a joia da coroa para nós!”, garantiu.

Preta Mulazzani, vice-prefeita de Alegrete, Marta Narvaz, coordenadora da unidade Alegrete e a deputada Marisa Formolo (PT), foram as intermediadoras o contato do grupo com Villaverde e o governador.
Últimas notícias Ver todas notícias