No dia 06 de maio de 2011, ocorreu no CTG Honório Lemes Caverá, o 4º Encontro de Produtores de Mandioca e 3ª Festa da Mandioca de Alegrete/RS, com o objetivo de difundir conhecimentos sobre esta tradicional cultura, tanto para o uso humano, quanto para a alimentação animal.
Logo pela manhã, a patronagem do CTG recebeu os visitantes com um café da manhã contendo produtos a base de mandioca.
A primeira palestra do dia foi proferida pela Nutricionista Juliana Fontoura Pereira, abordando o tema Aproveitamento Integral da Mandioca na Alimentação Humana, dando dicas de como utilizar a mandioca no cardápio das famílias no dia a dia, com criatividade, já que praticamente quase a totalidade das famílias rurais possui alguma área cultivada.
Na sequência, o Méd. Vet. Sanitarista Paulo Renato Oliveira Gonçalves da Secretaria Municipal de Saúde alertou os produtores quando tratou do tema Perigos dos Produtos Químicos para Saúde. Complementando esse assunto de grande importância, o Técnico em Segurança do Trabalho da CAAL Luis Carlos Bastos abordou o tema Uso do EPI na Atividade Rural.
Ainda pela manhã, ocorreu o Concurso de Pratos a Base de Mandioca, que foi dividido em categorias, no qual muitos produtores inscreveram-se demonstrando bastante criatividade e originalidade. Na categoria Doces o 1º lugar ficou com o prato Pão de Mandioca Recheado Doce, apresentado Rafael de Assunção de Manoel Viana; em 2º lugar o prato Torta de Mandioca, apresentado por Liliane Brites da localidade Passo Novo. Ainda nesta categoria foi premiada a Receita Destaque, Creme de Mandioca com Chocolate apresentada por Alessandra Gomes Machado moradora do bairro Getúlio Vargas. Na categoria Salgados o grande vencedor foi o prato Pão de Mandioca Recheado Salgado, apresentado Rafael de Assunção de Manoel Viana; em 2º lugar o prato Croquete de Mandioca apresentado por Loery Mafaldo de Oliveira da localidade Caverá. A Receita Destaque desta categoria foi Lazanha de Mandioca apresentada por Maria Sandra Lopes Pereira da localidade Caverá. A comissão que teve a difícil tarefa de avaliar os pratos foi composta pela Vereadora Mirian Surhe, a nutricionista Juliana Fontoura Pereira, a Mais Bela Mulher Rural de Alegrete/2011 Sueni Maria Zoli Puiatti, a artista plástica e orquidófila Ivete Souza Marques Azevedo e pela artesã e produtora rural Ione Rodrigues.
Ao meio-dia um almoço com variado cardápio a base de mandioca, incluindo nhoque, lazanha, croquete, entre outros foi servido aos participantes do evento.
Na parte da tarde foi apresentado o Diagnóstico da Cultura da Mandioca no Município de Alegrete pelos técnicos Clóvis Roberto Lencina Duarte da Emater/RS-Ascar e Adão Vagner da Mota da Sec. Mun. de Agricultura e Pecuária, onde foi abordada a importância da cultura para o município, produção, variedades que mais se adaptaram a nossa região e também a tipologia dos produtores de mandioca de Alegrete.
Na sequência o produtor rural, Antônio Oliveira da localidade Rincão dos Camargos, do Caverá foi premiado como Produtor Destaque do Município, já que em sua propriedade utiliza a mandioca na sua totalidade, tanto as raízes para a alimentação humana, como as folhas e ramas, na produção silagem para alimentação de animais.
O 4º Encontro de Produtores de Mandioca e 3ª Festa da Mandioca de Alegrete/RS encerrou-se com o Chimarrão Dançante animado pelo conjunto musical Vozes do Pago.
Estiveram presentes no evento, o Prefeito Municipal Dr. Erasmo Guterres Silva, o Gerente Regional da Emater/RS-Ascar Luis Fernando Fabrício, Diretor do IFFarroupilha-Campus Alegrete Otacílio Motta, o Sec. Mun. de Agricultura e Pecuária Dr. Márcio Fonseca do Amaral, o chefe do Escritório Municipal da Emater Carlos Eduardo Suertegaray, o vereador Sandro Barúa, o Presidente do Sind. dos Trab. Rurais de Alegrete Amâncio Macedo, a presidente da ACRIPLEITE Srª. Sueli Macedo, Sec. Munc. de Ind. e Comércio Arnaldo Paz, a Engª. Agr. da Fundação Maronna Engª Agrª. Adriana Vargas e o Patrão do CTG Honório Lemes Sr. Feliciano Ribeiro Neto.
Este evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, STR, SAP, SMIC, ACRIPLEITE, Fundação Maronna, IFF-Campus Alegrete, Vereadora Mirian e CTG Honório Lemes e contou com o apoio do Banco do Brasil, Artesanato Crioulo, Andorinhas do Pampa, Equipa, Ervateira Rei Verde e CAAL.
AVISO! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.