X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
15/06/2011
Governo Municipal anuncia novas conquistas para a Segurança Pública
Alegrete contemplada em novos programas na segurança pública

Proesci

Na ultima semana a vice-prefeita de Alegrete, Preta Mulazzani e o secretário do Gabinete de Gestão Integrada, José Paulo Alvarenga, estiveram reunidos  com o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Juarez Pinheiro e com Coordenador do Proesci (Programa Estadual de Segurança com Cidadania) no Estado, delegado Carlos Santana. Na oportunidade foi tratada a data de lançamento do programa, prevista para o final do mês de junho.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública o Proesci tem como modelo o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), criado no Ministério da Justiça durante a gestão de Tarso Genro, que prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, ao mesmo tempo em que combate suas consequências. Entre os principais eixos destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência.

Tendo a prevenção como ponto de partida de implantação do programa, são desenvolvidas ações de combate à violência e à criminalidade nas comunidades mais vulneráveis, transformando-as em Territórios da Paz. A transversalidade é desenvolvida a partir do trabalho conjunto entre secretarias estaduais e municipais, e também com o Governo Federal. Os jovens de 12 a 24 anos, são o foco dessa etapa do Proesci.  No estado somente Alegrete e mais 26 municípios foram contemplados.  

Plano Estratégico de Fronteiras

Durante o encontro, foi anunciada a inclusão de Alegrete no Plano Estratégico de Fronteiras. O Plano foi construído ao longo de inúmeras reuniões ao longo dos três últimos meses, depois que a Presidenta Dilma determinou a união de esforços entre o Ministério da Justiça e o Ministério da Defesa. O Plano está balizado em quatro grandes eixos:

a) Operacional: através das Operações Sentinela (coordenada pelo Ministério da Justiça) e Ágata (coordenada pelo Ministério da Defesa);
b) Projetos Estruturantes
c) Acordos Internacionais de Justiça, Segurança e Defesa d) Fortalecimento dos estados.

O prefeito de Alegrete, Erasmo Guterres Silva, salienta – “Uma maior integração operacional, em nível nacional, entre as próprias forças do Ministério da Justiça (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional) por si só representa um grande avanço organizacional”.

A vice- prefeita Preta Mulazzani, destaca – “A Presidenta Dilma deixou claro que o Plano de Fronteiras representa a primeira iniciativa do que virá a compor a Política Nacional de Segurança Pública. Os problemas relacionados com as fronteiras continentais brasileiras são enormes, uma vez que envolvem mais de sete mil quilômetros em fronteiras secas e nove mil quilômetros em lagos e rios”.

José Paulo, secretário do Gabinete de Gestão Integrada, ressalta – “Os objetivos centrais são a redução dos índices de criminalidade e o enfrentamento ao crime organizado por meio da atuação integrada dos ministérios da Justiça e da Defesa, além da cooperação com os países que fazem fronteira com o Brasil”.  Nos próximos dias, o governo municipal deverá apresentar seu credenciamento para a construção do Centro Integrada de Segurança Pública da Fronteira Oeste.  
Últimas notícias Ver todas notícias