X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
03/06/2011
Prefeitura garante eficiência e qualidade na alimentação escolar
Alimentação saudável, principalmente na fase escolar, pode prevenir uma série de doenças como anemia e diabetes, evitar a obesidade infantil e dar mais qualidade de vida à criança. Alegrete investe na qualidade da alimentação escolar e garante que seus alunos comam uma comida saudável na escola.

Com muito empenho da Prefeitura de Alegrete, os alunos da rede municipal – urbanas e rurais – têm a oportunidade de se alimentar bem e de forma adequada no período de aula. As escolas e creches da rede municipal, a merenda escolar é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos com base em cardápio específico preparado por nutricionistas.

Os cardápios são preparados levando em conta o valor nutricional, garantindo assim, os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças e para garantir seu bem-estar durante o período em que permanecem na escola.

Os alunos aprovam a alimentação. Na Escola Luiza de Freitas Valle Aranha, todos gostam dos mais variados cardápios preparados pelas merendeiras, Cleuza Guedes Merendeira usa e abusa da criatividade, “nossa merenda é farta e diversificada, com a ajuda da nutricionista podemos preparar um alimento de ótima qualidade para os alunos”.

Gabriel Oliveira, 14 anos cursa a 7ª série: “Acho a comida muito boa e gosto de repetir. Eu como tudo, às vezes eu nem preciso almoçar em casa”, Já Larissa Meira, Presidente do Grêmio Estudantil frisa que os alunos nunca reclamaram da qualidade, gostam muito do alimento. E ainda ajudam a cultivar uma pequena horta na escola.

Na escola Waldemar Borges a opinião é semelhante, todas as crianças muito contentes com o alimento servido, “temos aqui frutas, verduras, iogurtes entre outras coisas que antes não tinha, além do tradicional a nossa merenda é deliciosa e faz o nosso alunos ter mais vontade para vir a escola”, destaca a Diretora Elisabeth Farias.

Conforme a nutricionista e responsável técnica pela merenda Giane Vasconcelos Severo, uma alimentação de qualidade na escola ajuda no desenvolvimento e aprendizagem do aluno e contribui para a diminuição dos índices de evasão escolar. “Se a pessoa está com fome, tem mais dificuldade para aprender. Se a prefeitura investe nisso, menos alunos vão parar de estudar, porque a boa comida é também um atrativo”, comentou.

O controle de qualidade dos alimentos é realizado através de editais de compras, onde são previstas as especificações dos gêneros alimentícios, a prestação de fichas técnicas, com laudos de laboratórios e/ou laudo de inspeção sanitária dos produtos.

O Caminhão frigorifico adquirido para distribuição da merenda veio qualificar o trabalho da divisão de merenda escolar da secretaria de educação, os alimentos são distribuídos quinzenalmente além da frequente orientação das nutricionistas para as merendeiras.

Merendeiras qualificadas

Alegrete investe na qualidade de seus profissionais que trabalham na alimentação escolar, Em 2010 a SMEC em parceria com o IFF (Instituto Federal Farroupilha) celebrou a conclusão da primeira etapa do curso, neste ano já esta em curso a segunda etapa para os que ainda não participaram.

A formação contempla todos os seguimentos, no que se refere a Gestão Escolar e dentro do possível visa a revitalização dos espaços escolares e melhor . Diversos novos refeitórios foram inaugurados e revitalizados, com aquisição de fogões, geladeiras e mobiliários novos em creches, escolas e polos da rede municipal, Os investimentos feitos pelo Governo Municipal permitem o avanço na educação em todos os aspectos e modalidades.

Ao todo são 40 escolas atendidas entre polos rurais, EMEIS e EMEBS, sempre com produtos variados, ao todos são mais 80 variedades de alimentos oferecidos na merenda escolar de Alegrete, isto inclui também alimentos para alunos diabéticos e intolerantes a lactose.

O secretário de Educação do Município, Jorge Sitó, ressalta a importância da boa alimentação na escola e afirma que no decorrer do 2º semestre, o município estará adquirindo produtos oriundos da agricultura familiar, qualificando ainda mais a alimentação escolar e ao mesmo tempo potencializando a produção do município.

O prefeito Erasmo Guterres Silva, salienta: “Nós fazemos questão de proporcionnar a melhor qualidade possível na merenda escolar para nossos alunos, pois sabemos que ela tem papel fundamental na escola, ajudando o desenvolvimento de cada aluno no seu dia a dia escolar”.

Maria de Fátima Mulazzani, vice prefeita, completa: “as mães tem o coração tranquilo sabendo que o filho está sendo bem alimentado. Tem a certeza de que ele aprende muito mais do que ler e escrever. Aprende a ser um cidadão saudável, ciente de suas potencialidades e confiante em seu futuro. Atuamos de maneira a garantir que a merenda, que é direito de todos os alunos da rede municipal, seja fornecida como exige a lei”.
Últimas notícias Ver todas notícias