X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
02/06/2011
Alegrete esteve representado no Fórum Estadual de Turismo
Alegrete esteve representado no Fórum Estadual do Turismo, organizado pela Secretaria de Turismo do Estado, ocorrido na manhã de terça-feira (31), na sede da Superintendência do Banco do Brasil em Porto Alegre. Aproximadamente 80 representantes do setor, de todo o Estado, participaram do encontro que aprovou o regimento interno da 1ª Conferência Estadual do Turismo, que será realizada até o final deste ano.

O diretor geral da Setur de Alegrete, Paulo Antônio Berquó Farias, representou o Município, e junto com os representantes da Fronteira Oeste e Campanha, definiram que a Conferência Regional da macroregião será em Livramento, dia 23 de agosto.

A 1ª Conferência terá como tema “O Turismo como oportunidade para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul” e visa propor diretrizes para a Política Estadual de Turismo do Estado, cabendo discutir e deliberar sobre a perspectiva do setor como vetor de desenvolvimento, estratégia de regionalização e segmentação do turismo e as reestruturações da rede de governança que sustenta a Gestão Descentralizada e Compartilhada do Turismo e do Fundo Estadual do Turismo (Fundetur) e outros marcos legais referentes ao segmento.

A secretária do Turismo do Estado, Abgail Pereira, fez a abertura do Fórum e garantiu que a Setur, em conjunto com o Governo gaúcho, está buscando colocar o Estado em outro patamar de desenvolvimento. "Estamos trabalhando em ritmo acelerado para isso e, assim como ocorreu no primeiro fórum que realizamos, esta é uma oportunidade de identificarmos e debatermos as concepções, o tipo desenvolvimento que queremos e qual a identidade turística que vamos imprimir ao Rio Grande do Sul entre outros pontos relevantes", revela.

Paulo Berquó explica que a realização da 1ª Conferência Estadual do Turismo é uma maneira democrática e descentralizada de fazer com que todos que entendam de turismo opinem sobre o assunto. "Pretendemos reunir o maior número de pessoas na nossa microrregião Fronteira Oeste. Na sequência, definiremos os delegados da macrorregião, que envolve também os municípios da Campanha, e definiremos as demandas da região, a serem apresentadas na 1ª Conferência”.- Temos que consolidar rumos e estreitar as relações dos municípios da região com o Estado e com a União, assim como do público com o privado", avalia o diretor.

A secretária Abgail defende o maior número de pessoas envolvida na Conferência. "Só vamos atrair investidores para o Rio Grande do Sul se mostrarmos que o turismo é importante. Todos devem opinar, de gestores a prestadores de serviço. Temos de fazer um movimento pelo turismo no Estado e por isso queremos a participação de todos", convoca.

Paulo Berquó entregou à secretária Abigail exemplares do Anuário de Alegrete, produzido pela Agência Bumerangue, que traça o perfil do Município e o projeta para os próximos 20 anos. O turismo é um dos temas abordados no Anuário, com especial atenção à Semana Farroupilha e ao Carnaval de Alegrete. Também foi entregue o folder oficial do Município, assinado pela Prefeitura de Alegrete. Abigail Pereira elogiou a qualidade das publicações, dizendo que fica entusiasmada quando percebe a preocupação dos Municípios com o tema e tratamento de tal nível ao assunto.

Os participantes do Fórum aprovaram o regimento interno da 1ª Conferência Estadual do Turismo e começaram a definir as datas em que serão realizadas as Conferências Regionais, que terão caráter mobilizador, propositor e eletivo para o encontro do final do ano. Os encontros serão realizados de agosto a outubro. Em julho, está agendada uma nova reunião do Fórum onde será validado o documento- base da conferência e que servirá de subsídio para os debates nas 11 regiões turísticas do Estado.

Foto: Paulo Berquó, diretor geral da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer
Últimas notícias Ver todas notícias