X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
14/10/2010
31ª Feira do Livro
Os livros tomam conta da Praça em Alegrete

Com a presença do patrono, Luiz Antônio de Assis Brasil, e do homenageado especial desta edição, foi aberta na noite de ontem a 31ª Feira do Livro de Alegrete que se estende o dia 09 e está montada pela primeira vez na Praça Getúlio Vargas. Um bom público prestigiou a abertura oficial do evento, quando o prefeito de Alegrete, Erasmo Guterres Silva, exaltou a importância da cultura  e do conhecimento e elogiou a escolha do novo local. “A Praça é o espaço mais democrático da cidade e nada mais justo de que um evento como este, de semeadura do conhecimento que gera a reflexão, seja montado em espaço tão nobre”, ponderou. Antes dele, pronunciaram- se a diretora do Centro Cultura, Deise Rodrigues; a gerente do Sesc, Cláudia Rizzati; a diretora de Cultura, Ana Maria Thompson Flores; e o secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó.

O poeta Élvio Vargas, em versos, fez uma bonita saudação ao seu Alegrete, enquanto o patrono Assis Brasil destacou que o pampa é elemento presente em quase toda a sua obra e, por isso, sente-se em casa ao pisar em Alegrete.Depois dos pronunciamentos e da abertura oficial, a Escola de Dança Ballerina apresentou duas coreografias com seu corpo de baile, que antecederam à palestra do escritor Assis Brasil, que abordou a importância da escrita e os diferentes aspectos dos textos literários. 

A Feira fica aberta das 09 às 22h, com um atrativo inédito. Pela primeira vez foi montrada uma Praça da Alimentação, organizada em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio. O Sesc, mais uma vez, é o parceiro da Prefeitura de Alegrete na organização do evento, que este ano tem  como tema “Livro: garantia de acesso à cultura”. Nacional Supermercados e Tractebel Energia são os principais patrocinadores.

Nesta quarta-feira, acontece a palestra “As vozes da bruma nos códigos poéticos”, com Élvio Vargas, às 19h, na Lona de Idéias.

Nomes

O patrono desta edição, escritor Luiz Antônio de Assis Brasil, é um dos maiores nomes da literatura gaúcha, autor de clássicos como As Virtudes da Casa, Um Quarto de Légua em Quadro e A Prole do Corvo. Desde 1985 é responsável pela Oficina de Criação Literária do programa de pós-Graduação da Faculdade de Letras da PUCRS. A oficina já revelou nomes como Letícia Wierzchowski, Cíntia Moscovich, Daniel Pellizzari, Monique Revillion e Daniel Galera, tendo recebido o Prêmio Fato Literário, da RBS e do Banrisul.

A palestra-show ficará a cargo de Teddy Corrêa, vocalista da banda Nenhum de Nós e que em 2006 lançou seu primeiro livro intitulado Bruto, uma reunião de poemas, entre eles letras de algumas canções da banda e com as histórias e circunstâncias que as geraram. Será na quinta-feira, às 20h, na Lona de Idéias.

Fotos Paulo André Dutra
Últimas notícias Ver todas notícias