X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
05/11/2010
SEC investe na formação das professoras alfabetizadoras
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura, mantém pelo segundo ano consecutivo um convênio com o GEEMPA – Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação, com sede em Porto Alegre. Atualmente o GEEMPA presta assessoria didático-pedagógica a mais de 240 municípios pelo Brasil, sendo Alegrete um deles. “Com a implantação da Proposta de Alfabetização Pós-Construtivista do GEEMPA, demos um salto de qualidade nas  turmas de alfabetização, superando os 43% de alunos alfabetizados em 2008, para 82% em 2009”, avalia o secretário Jorge Sitó.       

A cada bimestre as professoras alfabetizadoras que participam da proposta recebem assessoria do GEEMPA, na capital gaúcha, onde estes momentos tornam-se espaços de muito reflexão, análise do desempenho de cada aluno na conquista da alfabetização. O convênio também prevê que os 230 alunos que integram a proposta recebam cadernos didáticos, que não podem ser confundidos com as velhas cartilhas, pois são planejados a partir das hipóteses que as crianças formulam sobre o que é ler e escrever.          

Nos dias 25 e 26 de outubro, as professoras alfabetizadoras encontraram-se mais uma vez com o grupo do GEEMPA, sob a coordenação da professora Esther Pillar Grossi, para mais uma assessoria. As 13 professoras que integram o projeto, juntamente com a diretora de Educação da SEC, Thaiana Machado, puderam partilhar de momentos ímpares de muitas trocas com os demais municípios que participam da proposta, além de dedicarem horas de  estudo a cerca das não aprendizagens dos alunos, com respaldo de pensadores que constituem o Pós-Construtivismo. Esta assessoria também serviu para que as professoras pudessem planejar estratégias efetivas para conquistarem maior número de alunos alfabetizados, uma vez que estamos na reta final para o término do ano letivo.  

Fotos: arquivo SEC
Últimas notícias Ver todas notícias