X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
03/11/2010
Instituto Farroupilha soma-se ao programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável
A vice-prefeita Preta Mulazzani, participou na manhã de ontem (28), no Instituto Federal Farroupilha, do lançamento de mais uma unidade do PAIS- Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, cujo programa em Alegrete é efetivado através de parceria entre a Associação Tabatinga do Passo Novo, a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Alegrete (Apafa) e Prefeitura de Alegrete.  

O que é

No programa, a produção é agroecológica porque dispensa o uso de ações danosas ao meio ambiente, como o emprego de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos. É integrada porque alia a criação de animais com a produção vegetal e ainda utiliza insumos da propriedade em todo o processo produtivo. É sustentável porque preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva a associação de produtores e aponta novos canais de comercialização dos produtos, permitindo boas colheitas. O modelo de tecnologia social PAIS possibilita o cultivo de alimentos mais saudáveis tanto para o consumo próprio quanto para a comercialização. A unidade conta com um galinheiro na área central, três canteiros de hortaliças localizados em volta do galinheiro, além de área para pastagem. Dessa forma, a família recebe um kit contendo todo o material, insumo e os animais necessários para a construção da unidade e também para iniciar a produção. 

Estrutura

Em Alegrete, o programa foi viabilizado através de iniciativa da Associação Tabatinga, com apoio da vereadora Judete Ferrari. Para que pudesse aderir ao programa, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Associação buscou a parceria da Apafa e da Prefeitura. Já estão em funcionamento no interior do Município 25 unidades do PAIS.  

IFF

O Instituto Federal Farroupilha somou-se ao projeto e, através da 26ª unidade, inaugurada ontem, fortalecerá o programa, interagindo com os produtores do entorno do Campus de Alegrete, além de incluir a unidade demonstrativa na prática curricular da disciplina de Agroecologia. A unidade do IFF servirá também como laboratório para que os produtores inseridos no programa dividam experiências e aprimorem suas próprias unidades. 

Presenças

Além da vice-prefeita Preta Mulazzani e da diretora do Campus de Alegrete do IFF, Carla Jardim, estiveram prestigiando a inauguração o secretário de Agricultura e Pecuária de Alegrete, Márcio Amaral; o coordenador do PAIS no Rio Grande do Sul, engenheiro agrônomo Leo Giácomo; produtores associados à Apafa e seu presidente, Eduardo Ringhi; professores e alunos do IFF e imprensa local.  

Fotos: Marco Santierri
Últimas notícias Ver todas notícias