X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
22/10/2010
Prefeitura entrega novo prédio da Escola Luíza de Freitas Valle Aranha
Um grande ato marcou na noite desta quinta-feira, 21 de outubro, a entrega de uma renovada Escola Municipal de Educação Básica Luíza de Freitas Valle Aranha. Localizada no bairro Santos Dumont, a reformulação do espaço tratava-se de um pleito histórico dos moradores da região, que contava com espaço insuficiente para a crescente demanda da zona leste. Teve sua capacidade triplicada, comportando agora 600 alunos em 12 salas de aula. A escola possui também salas para equipe gestora, multifuncional, para especialistas, informática, biblioteca ampla com possibilidade de utilização para inclusão digital, totalizando 29 salas.

Tamanha satisfação com a conclusão da obra tem por origem as dificuldades para a regularização do seu andamento. O processo licitatório iniciado em 2007 foi encaminhado sem previsão de teto de gastos e com vício de origem, necessitando da intervenção direta do prefeito Erasmo e das secretarias de Infraestrutura e Assuntos Jurídicos. Diversas tratativas aconteceram entre a atual gestão municipal e a construtora nesse sentido, principalmente em função dos pedidos de aditivos e a falta de prazo para a entrega. O custo final da obra ficou em 399.209,50 reais, cerca de 50% abaixo do valor pleiteado pela empresa.

Foram investidos 44.6692 reais em mobiliário para refeitório, cozinha, armários e mesas, brinquedos para pracinha, ventiladores, equipamentos para informática, cercamento, pintura de aberturas, encanamento, limpeza do terreno, e decoração. “Com certeza entregamos hoje uma das melhores escolas em estrutura física da rede municipal”, exalta o secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó. Existe ainda a previsão da melhoria na quadra de esportes e do calçamento em frente à escola. Órgãos como o Círculo de Pais e Mestres, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Associação de Moradores comprometeram-se com o ajardinamento e conservação da estrutura física. “É uma maneira de contribuirmos com a ótima infraestrutura que a escola tem. Estamos desenvolvendo projeto em parceria com as secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente para fazermos o plantio de espécies que contribuam com o bairro, como algumas que repelem os insetos e outras que atraem libélulas que se alimentam do mosquito da dengue”, informou o presidente da Associação de Moradores do Bairro Santos Dumont, Ciro Calovy.

O secretário Sitó destaca a força da comunidade escolar que, “mesmo trabalhando de forma precária em um acanhado espaço locado, a escola obteve um dos maiores índices da rede municipal no IDEB”, destaca. A diretora da escola, Jucelaine de Souza Pedroso, considera importante a possibilidade de acrescentar atividades ao cotidiano da escola, como a utilização do turno inverso: “alunos vem à escola nos períodos diferentes do regular para participarem de projetos que auxiliam no aprendizado e ocupam o tempo livre, como oficina de literatura na nova biblioteca, informática e teatro”. Em sua manifestação, o presidente da Câmara de Vereadores, Celeni Viana, celebrou a continuidade dos projetos e a compreensão da importância da qualificação da educação na zona leste da cidade. Para o prefeito Erasmo Guterres Silva, este momento prova o esforço da Prefeitura em qualificar a educação sem desrespeitar as regras da gestão pública: “trabalhamos para concluirmos esse espaço belíssimo com responsabilidade e organização. Esta é uma administração que não tem medo de fazer a coisa certa”, concluiu.
Últimas notícias Ver todas notícias