X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
02/08/2010
Projeto Minuano entrega equipamento de trabalho
Os carroceiros, carrinheiros e demais envolvidos na coleta de resíduos sólidos recicláveis de Alegrete que participam do Projeto Minuano estão começando a vislumbrar um futuro melhor, tanto para eles quanto para a cidade. “É uma satisfação ajudar o meio ambiente e termos melhores condições para trabalhar”, diz José Bonifácio Pintos Cordeiro, presidente da recentemente formada Associação de Catadores “Cuidadores da Natureza”. O catador Artur de Almeida Pinto analisa a conquista por um outro importante aspecto, o humano: “com esses equipamentos podemos fazer nosso serviço com mais dignidade e sermos respeitados”.

Desenvolvido pela ONG Planeta Vivo em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Assistência Social da Prefeitura de Alegrete e apoio financeiro da Petrobrás, o Projeto Minuano busca dar uma nova perspectiva para o trabalho dessas pessoas em sério risco social com a aquisição da prensa, carrinhos, carroças, equipamento de proteção como bonés, jalecos, calças e luvas, além de um caminhão, que percorre as cidades recolhendo o material para ser comercializado direto à indústria. Também faz parte do processo a educação dos cidadãos para a separação do lixo, integração dos integrantes com a sociedade e estruturação de uma comissão estadual para as cooperativas formadas nas cidades onde o programa está em curso.

Realizado na manhã de quarta-feira, 28 de julho, na totalmente modificada Casa da Cidadania da zona leste (antiga Cintea), o ato de entrega da prensa de três toneladas e demais equipamentos teve a presença do prefeito Erasmo Guterres Silva e da vice Preta Mulazzani, da vereadora Miriam Suhre representando o Legislativo, dos secretários de Assistência Social, Éder Fioravante, do Meio Ambiente, Nilto Delgado, de Governo, Cláudia Gonçalves, de Infraestrutura, Alcione Severo, além de diretores e a representante da ONG Planeta Vivo, Maristela Cid, que destacou também os demais objetivos do grupo, como a educação ambiental através de material informativo a ser distribuído pelos trabalhadores, que trará propostas de separação do lixo e consciência social: “esta entrega é o primeiro passo de um plano que não se resume a isso”.

A vereadora Miriam Suhre falou sobre os reflexos da ação para a sociedade: “essa é uma ação que vem ao encontro dos anseios da comunidade e com certeza será feito um bom trabalho para limpar a cidade”. Para a vice-prefeita, “nada disso aconteceria sem que os catadores tivessem buscado coisas melhores para mudar a realidade”. O prefeito Erasmo comentou o simbolismo da realização do ato naquele espaço: “este lugar esteve abandonado por anos e agora tem uma feição totalmente diferente para transformar a realidade de muitas pessoas”. E concluiu: “poderíamos reclamar da situação, mas optamos por agir”.  
Últimas notícias Ver todas notícias