X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
09/06/2010
Ações Integradas - A cidadania vai à zona rural
A Prefeitura de Alegrete vai promover mutirões para agilizar a documentação gratuita dos moradores das localidades rurais do Município. As atividades fazem parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do Incra, e envolverá em Alegrete diversas Secretarias.

Os Gabinetes do prefeito e da vice-prefeita estarão à frente dos mutirões, que terão início nos dias 19 de junho, no Passo Novo, e no dia 20, no Vasco Alves. Durante os mutirões, as trabalhadoras rurais, seus familiares e demais interessados poderão obter carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, inscrição no INSS e outro documentos.  

Ações Integradas

As Ações Integradas da Prefeitura vão envolver as Secretarias Municipais em outras tantas atividades. A Secretaria de Educação e Cultura, por exemplo, estará presente com o Movimento da Vida – programa que envolve práticas esportivas, culturais e de recreação, coordenado por professores de Educação Física. As ações serão concentradas em uma Praça do Lazer e do Esporte. À Secretaria do Meio Ambiente, caberá serviços de limpeza e poda de árvores, enquanto a Secretaria de Saúde oportunizará consultas médicas e odontológicas. Cortes de cabelo e serviços de manicure também serão oferecidos, através da Secretaria de Assistência Social que disponibilizará profissionais para os serviços. O Bolsa Família providenciará cadastros para o programa, enquanto o prefeito Erasmo Silva e a vice, Preta Mulazzani, ouvirão as reivindicações da comunidade.

- A cidadania é um direito de todos e ficamos felizes em executar programas dessa natureza, festejou o prefeito. A vice-prefeita Preta Mulazzani avisa que as Ações Integradas terão continuidade, atingindo outras comunidades rurais do Município.  

O Programa

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é uma ação da Superintendência Regional do Incra-RS e da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário. No Estado, conta com o apoio do INSS, da Caixa Econômica Federal, do Ministério do Trabalho e do Instituto Geral de Perícias – Departamento de Identificação. Além das associações dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) e dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg).  

Fique atento:

Para a confecção dos documentos, é preciso estar atento a algumas exigências:

- para fazer a carteira de identidade (tanto a primeira como a segunda via), é necessário  certidão de nascimento ou casamento original, ou cópia autenticada em cartório, em bom estado;

- para fazer o CPF, quem tiver mais de 18 anos precisa levar o título eleitoral;

- para solicitar carteira de trabalho, é indispensável a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Para a segunda via, a antiga deve ser apresentada;

- as fotos serão feitas na hora.

Foto: Ubirajara Machado
Últimas notícias Ver todas notícias