X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
10/05/2010
Novas técnicas apresentadas à pecuaristas familiares
Os produtores da região do Parové puderam visualizar na tarde de campo realizada no último dia 6 de maio os resultados obtidos com as técnicas de melhoramento genético e desmame precoce na propriedade do produtor Altair Alves Pereira através de programas organizados pela Secretaria  de Agricultura e Pecuária de Alegrgete, com o apoio técnico da CAAL Rações e EMATER/RS.

O trabalho começou com a apresentação dos dados da propriedade que, após adquirir dois touros através do programa Rodeio de Touros da SAP e, seguindo as orientações dos técnicos Roberto Pereira (SAP) e Rosso (CAAL), realizou o desmame precoce de terneiros com o objetivo de melhorar os índices de produtividade da propriedade. “Os produtores ficaram bastante satisfeitos com os resultados. Isso pode representar um acréscimo importante na geração de renda dos pecuaristas familiares”, comenta o secretário Márcio Amaral.

Na mesma oportunidade, o Zootecnista da SAP, Henrique Fernandes, apresentou o Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura para os 65 produtores presentes, salientando que o objetivo deste projeto é fortalecer a atividade disponibilizando assistência técnica e organizando a cadeia de comercialização do cordeiro, tendo como meta principal demonstrar que a ovinocultura é uma boa alternativa de renda, independente da raça e do tamanho do rebanho. Em seguida, o Sr. Altair apresentou o trabalho que realiza com ovinos da raça Texel, seu manejo sanitário, nutricional e reprodutivo, salientado a atenção especial com a seleção genética dos seus animais.

O investimento na qualificação técnica da pecuária familiar significa uma ampliação na abrangência das políticas de geração de renda no campo. A estimativa é de que esta modalidade de produção represente cerca de 40 mil famílias no estado, estando presente em toda a região da Campanha e Fronteira Oeste. Trabalhos realizados pela EMATER/RS identificam variados tipos de produtores, geralmente trabalhando em áreas de até 200 ha. O desafio das instituições dedicadas à pesquisa e fomento é reconhecer sua importância e apresentar propostas que considerem a sua realidade, as suas expectativas e que possam contemplar ações além das questões técnico-produtivas, mas que permitam-lhes melhoria na geração de renda e da qualidade de vida dentro de um ambiente ao qual estão amplamente adaptados, já que há mais de 200 anos trabalham no contexto da pecuária x bioma pampa de forma harmônica. No próximo dia 14 (sexta-feira), a SAP realizará outra tarde de campo com o mesmo tema, desta vez na propriedade do Sr. Zilo Aguilar na localidade do Jacaquá, informações na sede da Secretaria.
Últimas notícias Ver todas notícias