X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
09/02/2010
Prefeitura conclui construção de módulos sanitários na Sepé Ti
Mais qualidade de vida e cuidados com o meio ambiente. Esse é o saldo da construção de 14 módulos sanitários em residências de baixa renda no Bairro Sepé Tiaraju, cuja primeira fase do convênio firmado com o Ministério da Saúde, através do Programa Melhorias Sanitárias, foi concluída hoje, oito de fevereiro. A solenidade de encerramento ocorreu no Piquete Manoel Fernandes com a participação das famílias contempladas, que assistiram palestras sobre higiene pessoal e cuidados com o lixo.

O projeto consiste na instalação de banheiros completos e uma ação contínua em educação sanitária, higiene pessoal e cuidados ambientais. Foram investidos R$ 56.460,35 reais pelo Governo Federal, com uma contrapartida de R$ 27.902,65 reais em recursos livres do município. A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), ficou encarregada da seleção das residências e vistoria das obras, cabendo à Prefeitura de Alegrete a visitação das moradias, construção dos módulos, capacitação da equipe de saúde, licitação, educação sanitária e ambiental e mutirões de limpeza envolvendo a comunidade, que recolheram um total de seis caminhões de lixo na região.

A Secretária de Saúde Maria do Horto Salbego salientou a certeza da atual administração em relação à importância do projeto. “Contratualmente, a contrapartida do município seria de 12 mil reais e aplicamos mais que o dobro. Resultou em um trabalho de boa qualidade técnica”.

Loeci Lima Rocha, cuja família de cinco pessoas usava baldes para a higienização pessoal, afirma que “as condições melhoraram 100% com a construção do banheiro, antes passávamos muito trabalho”. As obras iniciaram em junho e foram concluídas em dezembro. A Secretaria de Saúde aguarda o relatório da FUNASA para estabelecer o cronograma e o conteúdo da próxima fase do programa.
Últimas notícias Ver todas notícias