X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
01/12/2009
Alegrete participa de seminário sobre a UPA no Rio de Janeiro
A secretária de Saúde de Alegrete, Maria do Horto Salbego, o médico Odilon Régio e o arquiteto Jéferson Sanchotene estão participando, hoje e amanhã (30 de novembro e 01 de dezembr) no Rio de Janeiro, do Seminário Nacional UPA. O evento tem como objetivo, fortalecer e qualificar a discussão sobre a implantação do componente pré-hospitalar fixo de atenção às urgências, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e está sendo organizado pela Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde.

A vice-prefeita Preta Mulazzani e a secretária de Saúde Maria do Horto Salbego estiveram reunidas com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em julho, quando receberam a confirmação do nome de Alegrete entre 16 municípios contemplados. A reunião foi no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na presença do secretário estadual de Saúde, Osmar Terra.

Modelo

O modelo a ser implantado em Alegrete terá quatro médicos, entre pediatras e clínicos geral e de 09 a 12 leitos. Estão previstos os seguintes setores: Pronto Atendimento, Atendimento de Urgência, Apoio Diagnóstico e Procedimento Terapêutico, Observação, Apoio Técnico e Logístico e Apoio Administrativo. A responsabilidade técnica da obra estará a cargo do arquiteto Jéferson Sanchotene.

A UPA terá o padrão premoldado, com capacidade, para atendimento de 450 pessoas por dia, com tempo de permanência de até 12 horas, com leitos de observação e uma equipe constituída por médicos, com classificação de risco, obedecendo a um atendimento humanizado.

O projeto das UPAs foi criado em 2002, a partir da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Ministério da Saúde, e em experiências bem-sucedidas em cidades como Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).

Seminário no Rio de Janeiro
Na programação, painéis de discussão sobre as estratégias para construção da estrutura física, contratação das equipes, classificação de risco e integração da UPA, com a rede referenciada, contando, ainda, com a participação de todos os municípios com UPA’s aprovadas pelas respectivas Comissões Intergestores Bipartite para o ano de 2009.

A conquista é parte integrante da Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, que tem como meta reestruturar o pronto-atendimento no país e desafogar as emergências.

Foto: Fachada de uma UPA
Últimas notícias Ver todas notícias