X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
16/11/2009
Preta Mulazzani e Maria do Horto participam da Caravana do SUS
A vice-prefeita de Alegrete, Marai de Fátima Mulazzani e a secretária de Saúde do Município, Maria do Horto Salbego, participaram do lançamento da Caravana do SUS, em ato realizado na Assembléia Legislativa.

Depois, em painéis tematicos foram debatidos temas sobre os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde, com encerramento previsto para às 18h.

O deputado Adão Villaverde destacou o fato do SUS ser considerado o maior sistema de saúde em nível internacional. Manifestou-se ainda sobre o compromisso do Parlamento gaúcho de apoiar a Caravana. “O SUS, nesses 20 anos, representa a construção de uma grande revolução do ponto de vista de política pública no país”, disse.

Promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), os Conselhos Estaduais de Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e os Movimentos Sociais, a Caravana deve percorrer todos Estados brasileiros, neste ano de 2009.

A proposta da Caravana faz parte da Agenda Política do Conselho Nacional de Saúde aprovada pelo pleno em sua reunião ordinária de janeiro de 2009, que inclui temas como a Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade, Complexo Produtivo da Saúde e Humanização no SUS, definidos como estratégia para o cumprimento de suas ações.

Um dos pontos importantes do evento foi o lançamento da Campanha do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, além da Campanha em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº29, que está recebendo contribuições e apoio por meio de assinaturas eletrônicas na internet.

A proposta foi apresentada em ato público no Fórum Social Mundial da Saúde, em janeiro, e depois lançada oficialmente na Câmara dos Deputados, no dia 12 de março, com a participação de diversos parlamentares, gestores, trabalhadores e representantes de movimentos populares.

Com o tema “Todos em defesa do SUS”, a ideia é discutir os problemas e os avanços do SUS em cada Unidade da Federação.

Depois, todas as propostas serão apresentadas durante um Encontro Nacional em Brasília, no mês de dezembro.

Foto: Secretária de Saúde de Alegrete, Maria do Horto Salbego
Crédito: Vanessa Barcellos
Últimas notícias Ver todas notícias