X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
28/01/2010
Sec Meio Ambiente participa reunião do Comitê Bacia do Ibicuí
Reunidos em São Vicente do Sul na última sexta-feira, 22, representantes dos 31 municípios que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí indicaram a data de oito de março para a realização de novo encontro, com a provável participação do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, para dar continuidade ao processo de confecção do Plano Diretor da Bacia e definir a aplicação de recursos.

Atualmente, as bacias hidrográficas servem como base para aplicação das políticas ambientais no mundo inteiro. Por conta disso, o Rio Grande do Sul foi dividido em três regiões hidrográficas (Guaíba, Uruguai e Litoral) e 23 bacias. Em cada uma das bacias foi estabelecido um comitê, com a finalidade de possibilitar aos cidadãos uma participação contínua na elaboração das políticas públicas, garantida pela composição de 40% de representantes dos usuários da água, 40% por representantes da população e 20% por órgãos públicos de administração direta.

O Comitê é responsável por estruturar o Plano Diretor da Bacia Hidrográfica, que tem por objetivo operacionalizar a aplicação do Plano Estadual de Recursos Hídricos, orientando localmente aspectos como consumo, ocupação de áreas, estabelecimento de áreas de proteção, entre outras atribuições.

O Secretário de Meio Ambiente de Alegrete, Nilto Delgado, considera o Comitê da Bacia do Ibicuí o melhor caminho para o aperfeiçoamento das práticas locais. "Sem atenção à questão regional, nenhuma política ambiental funciona. Temos um grande ganho de escala atuando dessa forma. E para isso precisamos da participação da comunidade nas audiências".

Localmente, a principal missão é trabalhar na atualização do Plano Ambiental Municipal e Plano de Saneamento Básico, a partir das deliberações do Plano Diretor da Bacia do Ibicuí. Essa é a condição básica para o aporte financeiro federal e estadual a partir de 2011. "Em 2010 ainda é possível contarmos com esses recursos, principalmente para aplicação em saneamento básico, mas esses serão cortados em 2011 se não nos adequarmos", resume Delgado.
Últimas notícias Ver todas notícias