X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
17/12/2009
Prefeitura Selecionada no Projovem Trabalhador
840 jovens receberão bolsa e terão qualificação profissional


A Prefeitura de Alegrete deve iniciar em janeiro a chamada pública para contratar as entidades executoras dos cursos do ProJovem Trabalhador, que vai beneficiar 840 jovens de 18 a 29 anos em situação de vulnerabilidade frente ao mercado de trabalho e que não estão contemplados com algum programa do Governo, como Bolsa Família.
O principal objetivo do Programa é promover a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda para o público atendido. “Estes jovens precisam ser membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo; devem estar concluindo ou terem concluído os ensinos fundamental ou médio e não estarem cursando ou ter concluído o ensino superior”, explica o secretário de industria,comércio e turismo, Arnaldo Paz.
A vice-prefeita, Maria de Fátima Mulazzani acrescenta que a redução das desigualdades profissionais é uma das maiores vantagens do programa. “Através da qualificação sócio profissional, o Projovem pretende valorizar os direitos humanos com redução das desigualdades e inserir os jovens no mercado de trabalho, em ocupações com vínculo empregatício ou em outras atividades produtivas geradoras de renda”, afirma. “ O Projovem Trabalhador que será desenvolvido no município de Alegrete traz para os jovens três benefícios diretos, que são a qualificação profissional, a possibilidade de inserção no mercado de trabalho e a geração de renda através da bolsa auxilio" complementa a vice-prefeita.
Este programa é fruto da parceria entre Prefeitura e Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego.
Projovem Trabalhador
Cada jovem participante terá um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00 por mês, durante seis meses, comprovadas por meio de frequência de, no mínimo, 75% nas atividades do mês. Também é estabelecida a meta mínima obrigatória de 30% de inserção de jovens no mercado de trabalho.
O projeto será desenvolvido com 350 horas/aula, sendo destinadas 100 horas/aula para qualificação social e 250 horas/aula para qualificação profissional. A carga horária será distribuída em 24 semanas de 15 horas/aula por semana e receberão Kit - com mochila, caderno, lápis, caneta e borracha.
Áreas contempladas:

- Administração: Auxiliar de escritório/administrativo; Contínuo/office-boy/Office-girl
- Agro Extrativista: Consultoria em artesanato
- Alimentação: Lanches rápidos, cozinheiro auxiliar
- Construção e Reparos (Instalações): Eletricidade Básica, Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica, Instalações Elétricas Prediais, Projetos Elétricos
- Construção e Reparos (Revestimentos): Curso de Aprimoramento de Mão de Obra em Construção Civil, Leitura de Projetos e Interpretação
- Turismo e Hospitalidade: Recepcionista, Organizador de evento, Auxiliar de garçom
- Beleza e Estética: Técnica de Manicure e embelezamento dos pés, Técnica de depilação
- Saúde: Atendente de Farmácia – balconista
Últimas notícias Ver todas notícias