X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
10/09/2009
Alegrete homenageia Ruy Ramos na data do seu Centenário
O Centenário de Nascimento de Ruy Ramos foi comemorado com atividades que fizeram justiça ao grande tribuno que ele foi. Organizado por uma comissão liderada por Adão Faraco, Antônio Salomão e Waldemar Calovi e com apoio da Prefeitura de Alegrete, os eventos reuniram lideranças de todos os segmentos e políticos de todos os partidos, com a presença de Cosete Ramos, filha de Ruy e Neytha Ramos.
No Salão Nobre do Palácio Ruy Ramos, na Praça Getúlio Vargas, na terça-feira, 08 de setembro, foi descerrada uma placa registrando a data e, finalmente, uma fotografia do político cuja própria Casa leva o nome. Paralelamente, foi inaugurada naquele espaço uma mostra de fotografias de Ruy Ramos, do acervo do Centro de Pesquisa e Documentação de Alegrete.
O ato aconteceu após os discursos de Adão Faraco, proponente da homenagem; Afonso Motta, vice-presidente da RBS; Celeni Viana, representando a Câmara Municipal; e Erasmo Silva, prefeito de Alegrete.
O chefe do Executivo reiterou que aquela era uma cerimônia repleta de significados. Ao saudar os presentes, entre eles velhos companheiros de Ruy Ramos, Erasmo lembrou das lutas do grande político sempre em defesa dos trabalhadores. Ao agradecer as homenagens, Cosete Ramos foi enfática ao afirmar que Alegrete sempre retribuiu com carinho o muito que seu pai fez por essa terra.
Ruy e Neytha Ramos perderam a vida em um acidente aéreo no dia 20 de setembro de 1962, que vitimou também o médico alegretense Emílio Zuñeda.

Sessão Solene
Na noite de terça, 08 de setembro, a Câmara Municipal promoveu uma Sessão Solene alusiva ao Centenário, proposta pela vereadora Nívia Souza. O Instituto Federal Farroupilha (IFF), antiga Escola Agrotécnica Federal de Alegrete, criada por iniciativa do então deputado federal Ruy Ramos, apresentou – na abertura dos trabalhos - o documento em que o político argumentava junto ao secretário de Agricultura da época, Manoel Vargas, pela necessidade da criação de uma escola técnica na “Colônia do Passo Novo”. A diretora do IFF, Carla Jardim, e o professor Otacílio Motta, agradeceram à Cosete Ramos pela idéia inspiradora do pai. Hoje o IFF é mais uma universidade no Município, conforme o próprio Ruy Ramos projetava.
Adão Faraco, mais uma vez, falou em nome da comissão organizadora, relembrando momentos marcantes de vida de Ruy Ramos, como no episódio da aquisição do prédio que viria a ser a Fundação Educacional de Alegrete e sua luta pela Termelétrica. Na seqüência, os vereadores fizeram uso da palavra.
O prefeito Erasmo Silva relembrou o grande amor que uniu Ruy a Neytha Ramos. Destacou que os dois parques localizados na entrada mais bela da cidade são representativos deste amor, desta união e desta cumplicidade. Erasmo ressaltou o imenso orgulho de Alegrete ter sido escolhido por Ruy Ramos como “sua terra e nossa gente como a sua gente”.
O presidente da Câmara, vereador Sandro Barúa, encerrou os pronunciamentos, agradecendo a todos e destacando também a importância do trabalho de Ruy Ramos pelo Município

Agrotécnica
Na manhã do dia 09, quarta-feira, as festividades tiveram continuidade no Passo Novo. Dessa vez, coube ao Instituto Federal Farroupilha inaugurar uma placa de eternizar o reconhecimento do educandário a iniciativa pioneira de Ruy Ramos.
Últimas notícias Ver todas notícias