X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
13/08/2009
Aquarela de Idéias
Projeto da SEC transforma a notícia em ferramenta pedagógica



Iniciou na manhã de hoje (13), o projeto Aquarela de Idéias, que incentiva os professores a utilizarem todas as potencialidades do jornal em sala de aula. A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Alegrete quer que os temas da atualidade sejam explorados ao máximo em sala de aula, tornando a leitura e a produção textual atraente aos alunos. A capacitação iniciou com os professores de Língua Portuguesa e continua amanhã com os professores de Matemática. Na próxima semana, serão os professores de Artes, Ciências, História e Geografia que participarão da capacitação.

Coordenado pelas professoras Maria Lúcia Schittler, Elcira Pinto Dutra e Fabiana Pedroso, o projeto busca tornar as aulas mais dinâmicas, além da utilização das notícias como ferramenta pedagógica. “Queremos que os alunos aprimorem a capacidade de compreensão e interpretação de textos que abranjam todas as áreas do conhecimento”, explica a professora Maria Lúcia.

As oficinas são ministradas pelo jornalista Paulo Antônio Berquó Farias,do Departamento de Comunicação da Prefeitura, que explica cada um dos elementos que compõe o jornal, como as editorias específicas, o tipo de linguagem, as diferenças entre jornalismo opinativo, interpretativo e informativo, os tipos de ilustração, a importância do “lead” na construção das matérias, além de noções básicas de diagramação. Uma página de jornal é diagramada noticiando o curso que está acontecendo naquele instante.



“Familiarizados com a produção de um jornal, fica muito mais fácil aos professores tornarem o jornal atraente também aos olhos dos alunos em sala de aula”, aposta Berquó. O jornalista também mostra aos professores como o jornal precisa modernizar-se a todo o momento para competir com as outras mídias. “Um meio de comunicação jamais substitui o outro, apenas provoca a transformação e realinha o seu espaço”, observa.

Este projeto também é preparativo para outro que deverá acontecer no segundo semestre, pela SEC de Alegrete. Trata-se do “Jornalistas do Amanhã”, que será desenvolvido em parceria com o jornal Gazeta de Alegrete, em escolas estratégicas do Município.
Últimas notícias Ver todas notícias