X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
11/08/2009
Preta quer região inserida no programa Territórios da Cidadania
Representantes de entidades de 16 cidades da região da Campanha e Fronteira Oeste estiveram reunidos na quinta-feira, 06 de agosto, no plenário da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento para debater a criação na região de mais uma unidade do Programa Territórios da Cidadania. Coordenado pelo Governo Federal e articulado entre 15 ministérios, o programa tem por objetivo alavancar o crescimento sustentável e diminuir as desigualdades regionais com foco no combate à pobreza rural.

Em Livramento foi estabelecido o Núcleo Dirigente Técnico provisório do pré-Território - estágio em que se encontra atualmente -, composto por quatro entidades da sociedade civil (Associação dos Produtores em Agricultura Familiar de Alegrete, Juntos Para Vencer – Ovinos de Santana do Livramento, Associação de Fruticultores de São Gabriel, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lavras do Sul) e quatro governamentais (Prefeitura de Alegrete, Emater, Instituto Federal Farroupilha e UERGS).

Segundo a vice-prefeita Preta Mulazzani, a Administração Municipal tem interesse na concretização do Território do Pampa. “A possibilidade de um plano de desenvolvimento regionalizado com a disponibilização de recursos para projetos de inclusão são importantes para Alegrete. A maior participação dos órgãos definirá uma maior destinação de recursos e estaremos preparados para aplicar os recursos”, confia a vice-prefeita.

O conjunto de ações dos Ministérios englobados no Territórios da Cidadania visa a melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros. “Territórios da Cidadania é um esforço concentrado do Governo Federal para superar de vez a pobreza no meio rural com um planejamento que alia visão territorial e eficiência nos investimentos públicos.

O Programa do Governo Federal consiste no agrupamento dos municípios conforme características econômicas, sociais e ambientais, facilitando a integração de políticas públicas como apoio às atividades produtivas, direitos básicos e qualificação da infraestrutura, com um investimento de 11,3 bilhões de reais. Já estão organizados 120 territórios em todo o país, que podem ser acompanhados no site www.territoriosdacidadania.gov.br. A reunião do núcleo técnico acontecerá no dia 14 de agosto em Rosário do Sul.
Últimas notícias Ver todas notícias